Terá início nesta terça-feira (2), às 19h00, o 6º Fórum Internacional de Educação que vai reunir mais de seis mil educadores no debate e aprendizado sobre o tema "Educação e Cultura Digital: Oportunidades e Desafios". O evento é uma promoção do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) e vai mobilizar profissionais de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.

Na modalidade virtual, com transmissão ao vivo pelo YouTube, o 6º Fórum terá cinco sessões, sempre às terças-feiras, das 19 às 21 horas, colocando em destaque assuntos como educação midiática, inclusão digital, uso de telas, formação docente e inteligência artificial nas escolas, sempre com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

Na abertura, neste dia 2, o tema será "Educação midiática como prática transversal e cotidiana", com participação de Mariana Ochs, coordenadora de educação no programa EducaMídia e com atuação também no Comitê Nacional de Educação e Cultura em Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos do Brasil.

"A cultura digital é um tema cada vez mais presente no nosso cotidiano e fundamental para o futuro da educação. O Fórum vai proporcionar um debate que envolve equidade, acesso, inovação e, principalmente, a formação de professores", destaca Silvana Nascimento, secretária de Educação de Biritiba Mirim e coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Educação do CONDEMAT+.

A programação do 6º Fórum de Educação segue no dia 9 com "Estratégias tecnológicas para inclusão", com o especialista em tecnologias assistivas e acessibilidade digital, Albino Szesz Junior. No dia 16 será a vez de "Uso de telas, dentro e fora da escola: equilibrando riscos e benefícios", com o especialista em bem-estar digital e proteção online de crianças e adolescentes, Rodrigo Nejm. No dia 23 o tema é "Educação digital e midiática: como tratar da formação docente?", com a pesquisadora em competências digitais docente, Julci Rocha. E no encerramento dia 30, o foco está na "Inteligência Artificial nas escolas: o que precisamos saber?", com Guilherme Lichand, especialista internacional em inovação social e educação.

Na sexta edição com organização executiva do IBSA – Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada e apoio institucional da UNESCO e da Fundação Lemann, além de outras organizações nacionais e internacionais de referência, o Fórum Internacional de Educação do Alto Tietê se consolida como uma das principais iniciativas de formação continuada para educadores no Brasil.

A coordenação das sessões será do professor César Callegari, presidente do IBSA e do Conselho Nacional de Educação. Todo o conteúdo e materiais de apoio estarão disponíveis no Portal do Fórum.

Serviço

Datas: 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro de 2025 – terças-feiras, das 19h às 21h

Transmissão: YouTube – Canal Fórum Educação Alto Tietê

Mais informações: www.forumeducacaoaltotiete.com.br

Foto: Guilherme Lichand, Albino Szesz Junior e Mariana Ochs