Fechada há quase dois anos, a UnicaFisio de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, será reformada e deve ser reativada em seis meses com capacidade para atender mensalmente mais de 500 idosos. A autorização para início das obras, com investimento previsto de R$ 2,4 milhões, foi assinada pela prefeita Mara Bertaiolli (PL) na manhã desta sexta-feira (8). Durante o evento, a prefeita também anunciou que a distrito deve receber uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destacou a importância da reativação do equipamento em Braz Cubas. Segundo ela, depois que a unidade fechou as portas e os atendimentos foram transferidos para a UnicaFisio do Jardim Rodeio, cerca de 200 pacientes abandonaram o tratamento devido à distância e dificuldade de acesso.
Com a reforma, segundo a prefeitura, o objetivo é oferecer um espaço com mais acessibilidade e conforto aos pacientes. A piscina do local deve receber barras de apoio, escada interna e um equipamento, como um elevador, para aqueles que têm mobilidade reduzida.
A prefeita ressaltou que a reabertura da unidade atende ao pedido de pacientes, realizados desde a campanha eleitoral. “Precisamos escutar mais para fazer mais. Muito mais do que uma reforma, é devolver para o que nunca poderia ter sido tirado”, afirmou.
“Reconstruir é isso: ao invés de juntarmos recursos para abrir uma unidade nova, nós temos que juntar recursos para abrir o que foi fechado. Aqui, particularmente, será um complexo de saúde muito grande. Nós temos uma perspectiva muito boa de retomarmos e ter uma saúde integrada e com respeito ao cidadão”, salientou o vice-prefeito Téo Cusatis.
Além da retomada dos atendimentos no espaço, uma nova UPA — a maior da cidade, segundo o vice — deve ser construída no distrito de Braz Cubas. Ele explicou que as questões documentais do terreno estão sendo tratadas. “Vai ser uma UPA que vem encaixar numa outra necessidade que a gente tem no distrito de Braz Cubas”, adiantou.
Intervenções
A secretária adjunta de Obras e Infraestrutura Urbana, Leila Alcântara, informou que, após vistoria realizada na UnicaFisio em janeiro deste ano, foram identificados diversos danos estruturais. Com base nos problemas encontrados, a pasta elaborou o projeto de reforma.
As principais intervenções que devem ser realizada no local incluem a limpeza e revitalização de revestimentos, paisagismo, pintura geral do prédio, troca do piso, reparos e pintura na estrutura metálica do telhado — que também será trocado —, reparo no elevador e substituição da rampa danificada por piso vinílico.
Destaque também para a reforma do vestiário e da sala de eletroterapia, instalação de ar condicionado, adaptações na rede elétrica e recuperação da piscina. Além disso, o local contará ainda com duas novas salas de triagem e um balcão para farmácia.
Presenças
O evento reuniu também secretários e vereadores, além de diretores do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e do Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (CEJAM).
*Texto supervisionado pelo editor