Suzano passará a receber a partir de 18 de agosto (segunda-feira) um censo em sua área rural com vistas à ampliação dos serviços de água e esgoto que deverá abranger 340 propriedades. A informação foi confirmada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) durante reunião com o prefeito Pedro Ishi na terça-feira (5), no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa. A empresa conduzirá o trabalho que servirá de base para futuros investimentos na cidade.

O levantamento de dados será proporcionado com visitas às propriedades situadas no campo, sempre realizadas por profissionais devidamente identificados. Nas oportunidades, serão coletadas informações gerais que contemplem especialmente à necessidade de intervenções relacionadas ao saneamento. A ação faz parte da proposta de universalização deste atendimento, que está no plano de metas da Sabesp para 2029.

Por parte da empresa, participaram da reunião o diretor da Regional Leste, Claúdio Hermolin; o gerente do departamento comercial, Leonardi Camargo; a gerente de Manutenção, Jocelma Gonçalves; a gerente de departamento de Manutenção, Elis Regina Jesus; o gerente de Operação, Alexandre Marques; e o coordenador de Relações Institucionais, Paulo Levy.

Eles explicaram que o censo buscará compreender melhor a realidade local para que possa subsidiar a prefeitura e a Sabesp com dados gerais sobre a condição de vida na área rural. As informações poderão nortear a formulação de políticas públicas e novas ações relacionadas à melhoria da qualidade de vida desta população. Todos os aspectos verificados ao longo deste trabalho serão compartilhados com as secretarias municipais para viabilização de novos serviços públicos.

A base de dados que será construída com este censo alimentará o sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os instrumentos de georreferenciamento que contribuem para a visualização do cenário atual da área rural. Uma das referências virtuosas deste modelo é o programa estadual "Rotas Rurais", que busca aprimorar o processo de localização a partir desta tecnologia, facilitando o acesso a serviços públicos e comerciais.

O trabalho deverá contemplar mais de 340 propriedades, nas quais serão feitas, entre outras, as seguintes perguntas para os moradores: "Como é a captação de água aqui?" e "Você tem interesse que a rede de água e esgoto passe por aqui?", além de outras indagações referentes à escolaridade dos moradores, por exemplo.

O prefeito destacou a relevância deste levantamento para a cidade. "Os serviços de água e esgoto elevam a qualidade de vida da população e preservam a saúde de todos. Para que as obras referentes a esses investimentos possam ser feitas, primeiramente é necessário uma avaliação de como e onde as intervenções são indicadas. Por isso, é muito importante que as famílias recebam os recenseadores e possam compartilhar as informações requisitadas", ressaltou Pedro Ishi.

Outras ações

O censo destinado ao setor rural se soma às ações que a prefeitura tem viabilizado para melhorar a qualidade de vida desta população. Na última segunda-feira (28/07), a administração municipal celebrou o Dia Nacional do Agricultor confirmando o repasse de R$ 100 mil para a produção local de alimentos. Para marcar a data, o prefeito assinou um termo de compromisso que garante a destinação dessa verba a 66 agricultores, que deverão beneficiar dez mil famílias por meio do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA).

No primeiro semestre, o chefe do Poder Executivo municipal esteve no setor rural para dialogar com os agricultores sobre o objetivo de colaborar com os avanços em relação ao fortalecimento do cooperativismo, a partir das parceiras com instituições financeiras, o apoio para a certificação da produção por meio do Selo de Inspeção Municipal (SIM) e as perspectivas para organização de futuras festas voltadas à agricultura, para trazer mais investimentos para o setor.

"Queremos estar cada vez mais próximos da população que reside na área rural para incentivar a produção, levar os serviços municipais e os investimentos do Estado e da iniciativa privada. Temos um compromisso com todo o município e queremos garantir o desenvolvimento para moradores dos quatro cantos de Suzano", pontuou Pedro Ishi.