A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou nesta terça-feira (5) a ampliação do Programa Pró-Visão, com o reforço da parceria com a Santa Casa de Misericórdia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o novo contrato permitirá que a unidade realize até 1,5 mil consultas oftalmológicas por mês, com novos equipamentos e mais profissionais. A meta é que o hospital realize 8 mil consultas especializadas no prazo de oito meses.

Segundo a pasta, no início do ano, havia 14.757 pessoas na fila por consultas oftalmológicas em Mogi. Em julho, esse número caiu para 11.515, uma redução de 21,97%. O objetivo da prefeitura é zerar a fila até o fim do mutirão. A apresentação da ampliação foi feita no auditório da Policlínica da Universidade Mogi das Cruzes (UMC), no Centro, com a presença de autoridades.

A secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, afirmou que as consultas realizadas pela Santa Casa também terão função de triagem: "Tínhamos mais de 14 mil pessoas esperando na fila para passar na oftalmologia, com pacientes aguardando há dois anos. O nosso compromisso é atender essas pessoas e, a partir desse momento, fazer essa triagem, ver quem precisa de cirurgia de catarata, quem precisa de um exame. Nessas oito mil consultas haverá mais desdobramentos, tanto de cirurgias de catarata e exames".

O vice-prefeito Téo Cusatis explicou a função da iniciativa na estratégia da Prefeitura. “O mutirão a gente faz para lidar com alguma coisa que não funcionou bem em algum momento. É correr atrás do leite que derramou. Mas a gente não pode deixar, falando de saúde, as pessoas que estão precisando. O mutirão é uma das ferramentas que temos para colocar o atendimento num prazo razoável", destacou. Segundo ele, o recurso que a Secretaria de Saúde conseguiu para ampliar os atendimentos veio de economias obtidas em um contrato.

A prefeita Mara Bertaiolli afirmou que a gestão trabalha para que a espera por esse tipo de atendimento não aumente. “Nós estamos trabalhando para zerar as filas, mas zerar com qualidade”, comentou.

O Pró-Visão foi lançado em fevereiro como estratégia para ampliar o acesso da população aos serviços oftalmológicos. Além da Santa Casa, o programa mantém parcerias com o Centro Boucault, responsável por 750 atendimentos, e com o Lions Clube de Mogi das Cruzes, que deve retomar, em outubro, um mutirão para atender até 1,5 mil pacientes. Também estão em andamento 908 cirurgias de catarata da Santa Casa de Mogi, previstas até dezembro.

Anúncios

Os próximos dias devem ser marcados por anúncios na área da saúde em Mogi. Nesta quarta-feira (6), a Prefeitura informou que anunciará na USF Vila Nova União a ampliação dos atendimentos de raio-x odontológico na cidade. Já na sexta-feira (8), está marcada a assinatura da autorização para a reforma e reabertura da Unica Fisio, em Braz Cubas, e o lançamento das obras de ampliação da Unica Jundiapeba e a instalação do primeiro tomógrafo da rede pública municipal.