A prefeita Mara Bertaiolli, acompanhada do vice-prefeito Téo Cusatis, deu início nesta quarta-feira (06/08), na Unidade Saúde da Família (USF) Vila Nova União, à ampliação do serviço de raio-X odontológico na rede municipal de saúde. A medida visa descentralizar o atendimento, que antes era realizado exclusivamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Ipiranga, e atender à demanda reprimida dos últimos anos.

Agora, o serviço passa a ser oferecido em sete unidades de saúde, beneficiando diretamente os moradores das regiões mais afastadas e otimizando o acesso aos exames odontológicos.

Participaram do anúncio da novidade a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, e os vereadores Milton Lins (Bi Gêmeos) e Priscila Yamagami.

“Essa é uma ação estratégica e necessária. Nosso compromisso é com uma saúde acessível e resolutiva. Ampliar o raio-X odontológico é dar dignidade e agilidade ao cuidado bucal da população”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.

A ampliação ocorre, segundo a prefeitura, após a identificação de equipamentos de raio-X odontológico ociosos em outras unidades. Com a reativação e estruturação adequada, a rede passa a contar com capacidade para realizar até 950 exames por mês – um aumento de 400 novos atendimentos mensais em relação à média anterior de 450 exames centralizados na UBS Alto do Ipiranga.

“Não é justo que uma cidade do porte de Mogi concentre um serviço tão essencial em apenas uma unidade e que equipamentos fiquem parados enquanto a população espera pelo atendimento. É um avanço enorme para a saúde preventiva”, ressaltou o vice-prefeito Téo Cusatis.

Atualmente, 927 pacientes aguardam na fila para o exame odontológico, que será agendado por meio do SIS 160, após prescrição do cirurgião dentista. A expectativa da Secretaria de Saúde é reduzir essa espera significativamente nos próximos meses.

Além da descentralização do serviço de raio-X, os números da odontologia municipal mostram avanços consistentes. Em janeiro de 2025, havia 5.800 pessoas aguardando atendimento odontológico. Hoje, esse número caiu para 913, uma redução de 84,26%. 

O volume de consultas e procedimentos odontológicos também cresceu. No primeiro semestre de 2025, foram 59.337 consultas e 150.408 procedimentos, superando os dados do mesmo período de 2024, que eram 55.993 e 136.88, respectivamente.

Segundo a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, a ampliação do serviço é parte do compromisso da atual administração em oferecer uma saúde pública mais humanizada, acessível e descentralizada para todos os mogianos. "Esta é mais uma etapa do nosso plano de fortalecimento da saúde bucal. Com planejamento, conseguimos reduzir filas, aumentar a oferta e descentralizar os atendimentos com mais eficiência”, afirmou a secretária Rebeca Barufi.

As unidades que oferecerão o serviço de raio-X odontológico são:

USF Vila Nova União

UBS Alto do Ipiranga

UBS Botujuru

USF Nova Jundiapeba

UBS Vila Suíssa

USF Biritiba Ussu

USF Piatã