A Coca-Cola FEMSA Brasil anunciou na tarde de quarta-feira (06) a ampliação da sua fábrica em Mogi das Cruzes. No total, serão investidos mais de R$ 600 milhões na construção de duas novas linhas dedicadas à produção de refrigerantes.

O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (06), durante reunião entre a prefeita Mara Bertaiolli e a gerência industrial em Mogi, Juan Martinez. Participaram do encontro o vice-prefeito Teo Cusatis, o presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira, o Farofa, o diretor geral do Semae, José Luiz Furtado, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, e o adjunto Cláudio Costa. Pela Coca-Cola FEMSA Brasil, também estiveram presentes o gerente industrial para fabricação de água, Luis Noronha, a head de Assuntos Corporativos, Bruna Porto, e equipe técnica.

De acordo com a companhia, entre outubro e dezembro, as obras já estarão finalizadas – a partir de janeiro a unidade em Mogi iniciará as atividades das duas novas linhas de produção. ”É um grande investimento para a cidade! O setor será reativado, a Coca-Cola está de volta a Mogi, com formato sustentável, geração de emprego e renda para a nossa cidade”, afirmou a prefeita.

A expansão representa um marco para a operação e reforça o compromisso da empresa com a eficiência, inovação e sustentabilidade. “A unidade de Mogi tem um papel estratégico não apenas para a nossa companhia, mas também dentro do Sistema Coca-Cola no Brasil. Estamos muito otimistas com a chegada das novas linhas de refrigerantes, com alto nível de tecnologia que trará grande eficiência no uso dos recursos. Essa ampliação reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da região, fortalecendo a geração de valor para nossos parceiros, clientes e para a comunidade local”, afirma Mario Cesar Schafaschek, diretor de Supply Chain da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Durante a reunião, foram debatidas ainda novas parcerias por Mogi, a exemplo de ações para contribuir com a modernização das estações de tratamento de esgoto e investimentos na primeira infância, por meio dos projetos sociais que a empresa possui. “Este é só o começo da nossa parceria. A Coca-Cola Femsa confia em Mogi e trabalharemos juntos em benefício da nossa população”, reforçou a prefeita.

Entre as possibilidades de ações em conjunto, está a contratação de mão de obra local para prestar serviços para a companhia. “Mais do que aumentar a planta de produção, queremos que a mão de obra, direta ou indireta, seja de Mogi”, apontou o vice Teo Cusatis.

Sustentabilidade

Com mais de 25 anos de atividade, a fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil em Mogi das Cruzes possui indicadores em ESG que são referências na indústria. Em 2024, a planta foi certificada pela Alliance for Water Stewardship (AWS), aliança global que estabelece padrões de gestão de água.

Os novos maquinários e estruturas vão adicionar mais tecnologia e sustentabilidade à operação, que terá a eficiência energética e hídrica otimizadas, além da redução nas emissões de gases.

O olhar para a sustentabilidade hídrica se estende para projetos externos, como o Neutralidade Hídrica, responsável por retornar à natureza o volume de água utilizado na planta da companhia. Desde 2022, cerca de 488 hectares de áreas prioritárias para recarga hídrica de Mogi das Cruzes e região foram adotados na iniciativa para ações de preservação. Dessa forma, contribui-se para o correto ciclo hidrológico, resultando em melhor disponibilidade e qualidade da água.

Expandindo mais a agenda ESG, a Coca-Cola FEMSA Brasil também tem atuado com projetos que, além do impacto ambiental, promovem geração de valor socioeconômico. No final do ano passado, a companhia inaugurou o Hub do Plástico em parceria com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e outras instituições. O espaço de 1250m², localizado no Jardim Rodeio, tem capacidade para reciclagem mensal de 200 toneladas de plástico e oferece estrutura de trabalho para 80 catadores, que têm a garantia de uma renda mensal. O hub ainda fomenta parcerias com cooperativas da região, oferecendo capacitação e fortalecendo a rede local. 

Outro trabalho no âmbito social é o projeto Vamos Brincar, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, Fundação FEMSA e Vila Sésamo. Voltado para reforçar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, a iniciativa passou por 47 escolas e impactou mais de 300 educadores e 4.800 crianças em 2024.

Coca-Cola FEMSA

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio a mais de 276 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 93 mil colaboradores, a companhia comercializa e vende aproximadamente 4,2 bilhões de caixas unitárias por meio de cerca de 2,2 milhões de pontos de venda ao ano.

Operando 56 fábricas e 256 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida em gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus públicos de interesse em toda a cadeia de valor.

A empresa integra diversos índices de sustentabilidade, incluindo o Dow Jones MILA Pacific Alliance e o FTSE4Good Emerging Index. Suas operações abrangem determinados territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina, além de cobertura nacional na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e na Venezuela, por meio de um investimento na KOF Venezuela. Para mais informações, acesse: www.coca-colafemsa.com.

No Brasil, a companhia iniciou suas atividades em 2003 e é a fabricante do Sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no País. Possui mais de 25 mil colaboradores e está presente em oito estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) com 11 fábricas e 47 centros de distribuição. Com um portfólio multicategoria de mais de 130 marcas, a companhia atende a mais de 480 mil clientes, alcançando cerca de 95 milhões de consumidores.