A professora mestra Alice Maria Hosken Vieira tomou posse como reitora do Centro Universitário Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, nesta quinta-feira (7). A cerimônia interna, realizada no auditório Mauricio de Sousa - no campus da instituição, foi acompanhada por membros do corpo acadêmico e autoridades. Com experiência no setor educacional, ela é a primeira mulher a ocupar o cargo nos 85 anos de funcionamento do Centro. A instituição conta hoje com 40 cursos na graduação presencial, 172 na modalidade EAD, e 10 na pós-graduação.
Em entrevista ao Grupo Mogi News, a reitora disse que buscará fortalecer os cursos de pós-graduação e que abrirá frentes de diálogo com empresários e lideranças para entender demandas da região e como o corpo acadêmico pode contribuir com o desenvolvimento do Alto Tietê: “Podemos contribuir com nosso conhecimento, ajudando a comunidade empresarial a mapear lacunas e incentivar soluções conjuntas com a academia”.
Natural de Belo Horizonte (MG), Alice tem 30 anos de experiência no setor educacional, em diferentes modalidades. Psicóloga por formação, possui especialização em Gestão de Negócios e mestrado em Administração, além de outros cursos voltados à área educacional. A expectativa para a reitoria, segundo ela, é a melhor possível. “Chego num momento de desenvolver a minha equipe acadêmica e administrativa e também olhar o ambiente interno, as matrizes curriculares, fortalecendo aqui o nosso ensino, pesquisa e extensão, que são os pilares e o sentido da educação superior”, afirmou.
Alice ressaltou que o Centro Universitário segue o modelo acadêmico do grupo Cruzeiro do Sul, que adquiriu a instituição em 2019. “Nosso modelo é o do grupo, sempre respeitando a regionalidade. No Ensino Superior temos que estar atento a evolução do mundo do trabalho e das carreiras. Uma matriz curricular precisa ser viva", destacou.
Entre as metas da nova gestão está a ampliação da oferta de cursos de pós-graduação. “Carreira é um processo contínuo. Vamos fortalecer os cursos de pós-graduação e, a partir dos diálogos com a comunidade empresarial, identificar demandas específicas para funcionários e lideranças. Tudo é uma questão de planejamento e entendimento das necessidades”, afirmou Alice.
A base de alunos atual, segundo a reitora, vem sendo trabalhada com foco na retenção: “Quando estamos fazendo retenção, significa que os nossos alunos estão aqui concretizando seus sonhos, sendo atendidos em suas expectativas.”
Também esteve presente na cerimônia o diretor presidente da Cruzeiro do Sul, Renato Padovese, que fez um retrospecto desde a aquisição da unidade de ensino e afirmou que a instituição deve seguir investindo em Mogi.
Ensino
Sobre o ambiente de ensino superior, a saúde e a indústria foram apontadas pela reitora como áreas estratégicas para o Alto Tietê: “Temos um portfólio de cursos de saúde que atendem à comunidade por meio das clínicas sociais. Os alunos dos últimos períodos realizam atendimentos com preços acessíveis, promovendo qualidade de vida à população".
Quanto à tecnologia e a evolução do ensino, por meio de ferramentas como a inteligência artificial, a reitora acredita que a tecnologia não substitui o papel humano na educação: “Não vem para atrapalhar. É uma ferramenta para alunos, professores e gestão. Nossa responsabilidade é orientar o uso correto. Ela agiliza as informações, mas não substitui a experiência, o sentimento, a energia da relação entre professor e aluno.”
No discurso que marcou sua posse, Alice reforçou o compromisso com o legado da instituição e com o futuro da cidade. “Meu compromisso como reitora é ser guardiã dessa história e catalisadora dessa evolução. Que possamos honrar o que fomos e ousar ser melhores. Já foi sinalizado que Mogi precisa evoluir dentro dos seus pilares. A mão de obra escassa é um ponto que preocupa toda a comunidade”, afirmou.
Evento
A posse foi acompanhada pelos vereadores mogianos Rodrigo Romão, Malu Fernandes e Priscila Yamagami; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), Valterli Martinez; representantes do Sebrae-SP Alto Tietê e do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+).