A profissão que corre contra o tempo para salvar vidas é celebrada nesta sexta-feira, 11. A Concessionária Novo Litoral (CNL), para lembrar o Dia do Socorrista, reforça o trabalho realizado pelos 76 profissionais responsáveis pelo serviço de emergência nos 212 quilômetros de rodovias que administra.

 

São equipes de socorro compostas por médicos, socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros disponíveis dia e noite nas rodovias no Alto Tietê, Baixada Santista e Vale do Ribera. Ao longo dos trechos que passam por 13 municípios, a concessionária implantou uma eficiente infraestrutura que inclui atendimento pré-hospitalar, suporte mecânico, guincho, captura de animais, caminhão irrigadeira e inspeção de tráfego.

 

Os resultados desse investimento podem ser notados pelos números destes sete meses de concessão. O principal destaque é o cuidado com a vida. Nesse período foram 1.605 atendimentos médicos. Um serviço que até então não era oferecido, agora garante uma resposta imediata aos usuários.

Para oferecer essa assistência, a CNL conta com equipe de socorro médico de alto nível e viaturas equipadas para o atendimento pré-hospitalar, com unidades de resgate e de suporte avançado. Um suporte essencial para garantir rapidez e agilidade. Para isso, o trabalho dos socorristas, especializados neste tipo de serviço, foi fundamental. Vidas foram salvas graças ao empenho e dedicação destes profissionais.

Além do suporte emergencial em acidentes, as equipes também garantem o bem-estar do usuário pelo atendimento pré-hospitalar. "São comuns acionamentos clínicos por indisposição do motorista para seguir viagem. Há também situações em que o usuário procura a base em busca de suporte por uma queixa de dor de cabeça ou alteração na pressão arterial. Nosso compromisso é de oferecer o melhor atendimento em casos simples e complexos, avaliar a necessidade de um encaminhamento à unidade hospitalar mais próxima. Sobretudo, o atendimento às emergências em nossas rodovias tem a total dedicação de nossos profissionais e cuidado humanizado", afirma Luis Santos, gerente de Operações da CNL. 



Apoio aos motoristas

Além  do cuidado com a vida, a CNL implementou uma série de melhorias nas rodovias sob concessão. Usuários da SP-088 (Mogi-Dutra), SP-098 (Mogi-Bertioga), SP-055 (Riviera-Santos) e SP-055 (Praia Grande-Miracatu) contam com um serviço de guincho e apoio mecânico, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Uma frota composta de guinchos leves, guincho pesado e super pesado, evita que os motoristas percam tempo à espera de socorro em caso de problemas no veículo. De novembro a maio foram feitas 8.128 remoções de veículos e 830 atendimentos mecânicos.

Atendimento ao Usuário

De novembro a maio foram feitos 26.560 atendimentos que incluem suporte médico, mecânico, inspeção de tráfego, além de remoção de animais. Para isso a CNL conta com um suporte avançado, que funciona em trechos estratégicos, em oito postos do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs).  Uma estrutura com ambiente climatizado com banheiros comuns e acessibilidade, fraldário e bebedouro. São nestas instalações que também ficam alocados os recursos operacionais: guinchos, ambulâncias, viaturas de inspeção, captura de animais e caminhão- pipa. Para mais informações ou para solicitar emergência, entre em contato pelo número 0800 098 8855.

Confira a localização dos 8 postos SAU:

SAU 01 Arujá | SP-088 Rodovia Pedro Eroles, km 37+000 Sul;
SAU 02 Mogi das Cruzes | SP-098 Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro, 70+000 Sul;
SAU 03 Bertioga | SP-055 Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego, 216+300 Leste;
SAU 04 Santos | SP-055 Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego, 246+300 Oeste;
SAU 05 Praia Grande | SP-055 Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, 293+000 Oeste;
SAU 06 Itanhaém | SP-055 Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, 323+400 Leste;
SAU 07 Itariri | SP-055 Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, 356+000 Oeste;
SAU 08 Pedro de Toledo | SP-055 Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, 371+200 Leste.
 

Sobre a CNL

A CNL administra 212 km de rodovias nas regiões do Alto Tietê, Baixada Santista e Vale do Ribeira com suporte operacional em oito postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), estrategicamente distribuídos ao longo das rodovias, além de inspeção de tráfego, guinchos leve e pesado, apoio mecânico, captura de animais, caminhões-pipa e atendimento pré-hospitalar por ambulância básica e avançada. O plano de ampliações e melhoramentos prevê investimentos de aproximadamente R$ 5 bilhões, obras que vão transformar os caminhos de seus usuários. Mais informações: www.novolitoral.com.br.