Representantes de 28 cidades participaram nesta segunda-feira (12), em Mogi das Cruzes, do 29º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Públicos, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Foi a primeira vez que Mogi sediou o evento, que tem como foco a troca de experiências entre gestores e conselheiros, assim como orientações práticas da equipe técnica do TCE-SP sobre planejamento, controle e responsabilidade fiscal.

A atividade foi realizada no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no bairro Nova Mogilar, e reuniu prefeitos, vereadores, secretários e servidores públicos das regiões do Alto Tietê e Vale do Paraíba. Destaque para a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, e do presidente da Câmara Municipal de Mogi, Francimario Vieira, o Farofa.

A programação começou com uma reunião reservada entre conselheiros do TCE-SP e os prefeitos. Na ocasião, o presidente do Tribunal, conselheiro Antonio Roque Citadini, e demais membros do colegiado ouviram demandas e necessidades dos municípios. Na sequência, apresentação da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes abriu a cerimônia. No encontro, foram discutidos temas como os cuidados com a gestão pública, o papel da fiscalização do TCE-SP, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), parcerias com o Terceiro Setor, além de questões voltadas ao Legislativo municipal.

A agenda foi conduzida por Citadini, que destacou a função orientativa do Tribunal e a importância do diálogo com os gestores: “Tudo que vai ser dito aqui hoje será para acertar. Não repitam erros antigos, que seriam perfeitamente evitáveis”, afirmou. Também participaram do evento quatro outros conselheiros do TCE, entre eles Marco Bertaiolli, ex-prefeito de Mogi das Cruzes e marido da atual prefeita, Mara Bertaiolli. Segundo ele, o entrosamento entre o Tribunal, as Câmaras Municipais e os executivos é fundamental.

A prefeita de Mogi ressaltou a importância do encontro: “Mogi é uma cidade de 464 anos e, pela primeira vez, nós recebemos um ciclo de debates do Tribunal de Contas. É uma honra para todos nós”, afirmou.

Além do Alto Tietê – Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, que integra a unidade regional de São José dos Campos do TCE-SP, também foram convidadas outras cidades. A regional conta ainda com Bom Jesus dos Perdões, Caçapava, Caraguatatuba, Guarulhos, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Joanópolis, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, Paraibuna, Piracaia, Poá, Redenção da Serra, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos, Santa Branca, São Sebastião e Taubaté.

O Ciclo de Debates é promovido anualmente e conta, nesta edição, com 20 encontros em municípios do interior e litoral do Estado. O calendário completo está disponível no site do TCE-SP - https://www.tce.sp.gov.br/tcesp-ciclo-debates. A organização é feita pela Secretaria-Diretoria Geral do TCE, em parceria com os Departamentos de Supervisão da Fiscalização e Unidades Regionais.