O lançamento dos programas “Bairros + Completos” e “Suzano Mais Praças”, realizados na última segunda-feira (28/04), integraram o conjunto de ações que têm colocado o município no trilho do desenvolvimento sustentável. As bases que deram origem às duas iniciativas estão alinhadas ao conceito de “Cidade Saudável”, que preconiza uma gestão pública voltada à melhoria da qualidade de vida da população, com serviços descentralizados, áreas verdes de lazer e deslocamentos reduzidos.

A referência dos trabalhos desenvolvidos pelo município é baseada na proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que define como “Cidade Saudável” aquela que promove de forma contínua a melhoria do ambiente físico e social, utilizando os recursos da comunidade para garantir a qualidade de vida e o bem-estar físico, mental e social de todos seus habitantes, sem distinção de raça, religião, convicção política ou condição socioeconômica.

Neste sentido, as 25 unidades de planejamento que serão contempladas por meio do programa “Bairros + Completos” ganharão ainda mais atenção do Poder Público, com o conjunto de dados que serão disponibilizados para análise e estudos técnicos. A realidade local deverá ser ainda mais valorizada, de forma que a prefeitura possa viabilizar a chegada dos serviços necessários. Já o “Suzano Mais Praças” será um instrumento essencial para a oferta de mais áreas de lazer e contribuirá com as práticas relacionadas ao aumento da cobertura vegetal, que inclui o recebimento de parte das 5 mil mudas que serão plantadas na atual gestão.

As iniciativas vão ao encontro do objetivo da administração municipal de tornar os bairros mais saudáveis, levando em conta os debates realizados no evento “Suzano do Amanhã+5”, ocorrido em agosto de 2023. Neste contexto, a ideia é implementar também o conceito de “Cidade em 15 minutos”, que foi adotado como meta da Prefeitura de Paris para otimizar a experiência do cidadão e facilitar o acesso a bens e serviços em um raio de atuação limitado, por meio das melhorias na infraestrutura viária e revitalização das áreas urbanas com foco no impulsionamento do comércio.

O aperfeiçoamento da realidade nos bairros suzanenses se integra ao processo dinâmico e contínuo de planejamento territorial, com participação de diversos setores da sociedade, que inclui o governo, as organizações civis e a comunidade. Assim, a melhoria da qualidade de vida se torna um objetivo central, buscando garantir que todos os cidadãos possam viver em um ambiente seguro, saudável e com oportunidades para desenvolver seu potencial.

As ferramentas que foram se estruturando a partir do Plano Diretor, com o trabalho conduzido pelo então prefeito Rodrigo Ashiuchi desde 2017, estão garantindo melhorias para a população com a qualificação dos espaços onde as pessoas vivem, trabalham e estudam, a partir da relação harmoniosa entre a cidade e o meio ambiente, buscando a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, declarou que este é um momento histórico para Suzano. “Estamos promovendo um trabalho que busca contemplar todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Temos que pensar no bem-estar da população de uma maneira ampla, considerando sua rotina de trabalho e seus momentos de lazer. Temos que garantir que os munícipes tenham o tempo necessário e as condições adequadas para viver de forma saudável”, afirmou o titular da pasta.

Por sua vez, o prefeito Pedro Ishi pontuou que Suzano se prepara para as pŕoximas décadas com muito planejamento e seriedade. “Queremos uma cidade boa para os adultos de hoje e uma cidade ainda melhor para os adultos do futuro. Pensamos nas condições adequadas para os cidadãos buscarem aquilo que precisam de maneira mais facilitada, de modo que tenham mais tempo para a família. Queremos uma cidade inclusiva, que esteja preparada para atender a todos de forma respeitosa e humana”, disse.