Uma operação conjunta entre o Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança, a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes, a Polícia Militar e o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Polícia Militar, fechou sete estabelecimentos de ferro velho na última quarta-feira (12/02). A ação faz parte do trabalho integrado de segurança pública realizado em Mogi das Cruzes e busca prevenir a ocorrência de pequenos furtos e roubos na cidade.

No total, 14 estabelecimentos foram vistoriados, nas regiões dos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba. Além dos locais fechados, outros cinco tiveram as atividades paralisadas por falta de Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Também foram emitidas três autuações por irregularidades e duas notificações para regularização de licenciamento.

“O trabalho conjunto de fiscalização e verificação em estabelecimentos de ferro velho e sucata é importante para a segurança da população porque evita o comércio de produtos irregulares ou de objetos que tenham sido furtados. Ao mesmo tempo, dá a segurança para os comerciantes que atuam dentro da legalidade”, explicou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.

No início deste mês, os integrantes da operação integrada já haviam vistoriado cinco estabelecimentos, localizados na Vila Natal, Ponte Grande, Rodeio e Caputera. Um deles estava regularizado, três foram autuados e tiveram suas atividades paralisadas por falta de alvará e um notificado a renovar o Certificado Integrado de Licenciamento (SIL). Outros dois locais, que ficam na Vila Natal, estavam fechados no momento da visita das equipes.

O trabalho continuará sendo feito pelas equipes, vistoriando estabelecimentos de outras regiões da cidade. “Este é um trabalho contínuo e também contamos com a colaboração da população, que pode fazer denúncias”, lembrou Ito.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI).