Fortes chuvas atingiram cidades do Alto Tietê entre a última sexta-feira (31/01) e a madrugada desta segunda-feira (3/02) e deixaram pessoas desalojadas em Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos. Além disso, foram registrados pequenos deslizamentos em Itaquaquecetuba, sem vítimas. As prefeituras, assim como Poá, se mobilizam em ações, como a oferta de abrigo e iniciaram campanhas de doações para as famílias atingidas. 

Em Mogi, nos últimos três dias foram registrados 164,9 milímetros de chuva, deixando cinco famílias desabrigadas. Segundo a prefeitura, 20 pessoas foram encaminhadas para alojamento temporário, com suporte da Guarda Civil Municipal (GCM) e de agentes sociais. Além disso, outras famílias estão sendo atendidas com doações do Fundo Social e equipe de Assistência Social.

A administração municipal explicou que com as chuvas do final de semana foram registrados alagamentos e inundações nos distritos de Jundiapeba e Quatinga, além de Pindorama. A prefeitura também atendeu solicitações referentes a quedas de árvores no Conjunto São Sebastião, Rodeio, Taiaçupeba, Conjunto Nova Bertioga, Taboão e Parque Santana. Também houve um deslizamento em uma encosta de área verde na rua Guarapiranga, no Jardim Layr, sem atingir residências. O local foi isolado e não houve feridos.

Com reforço da Defesa Civil do Estado e, dentro da Operação Verão, a prefeitura afirmou que mantém o monitoramento dos pontos mais críticos cidade, com ações prioritárias em bairros como o Jardim Aeroporto, Santos Dumont e Jardim Layr. Segundo a administração municipal, estes bairros margeiam o Córrego Oropó, que transbordou. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos segue trabalhando no local para desobstruir o córrego e ampliar sua capacidade de drenagem.

Para registros de ocorrências ou situações de emergências, a população pode entrar em contato com Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As ligações são gratuitas e os telefones estão disponíveis 24 horas por dia.

A Defesa Civil de Mogi implantou ainda um Sistema de Alerta para a população com informações sobre chuvas, pontos de atenção e orientações específicas para regiões afetadas na cidade. Para ter acesso, os mogianos devem se cadastrar via SMS, enviando uma mensagem para o número 40199, e informando o seu CEP. A mensagem é gratuita.

Doações para as famílias atingidas pelas chuvas podem ser feitas na sede do Fundo Social (1º andar da Prefeitura Municipal) e no Tiro de Guerra (avenida Francisco Rodrigues Filho, 1000). A prioridade neste momento é para água potável, produtos de higiene pessoal adulto e infantil (incluindo fraldas descartáveis) e itens de limpeza – água sanitária, detergente e sabão em pó. 

Suzano

Em Suzano, o acumulado de chuvas em 72 horas chegou a 172,8 milímetros, e os bairros mais afetados foram Jardim Monte Cristo, Jardim Amazonas e Jardim Maitê. De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil  monitorando toda a cidade. No total 17 pessoas ficaram desalojadas e estão no abrigo temporário montado no prédio do antigo Restaurante Popular. O acolhimento é ofertado pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento que estão realizando abordagens nas localidades mais prejudicadas pelas chuvas dos últimos dias, em especial no Jardim Maitê, bairro de onde são as pessoas que estão no abrigo. Esse serviço ocorre por meio de encaminhamento.

Segundo a administração municipal, nos últimos anos, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, está sendo realizado uma série de ações preventivas para mitigar os impactos causados pelas chuvas e combater enchentes, principalmente desobstrução de bueiros, reformas de galerias, limpeza de valas de drenagem, desassoreamento de rios e córregos e zeladoria geral por toda a cidade. A Defesa Civil atende pelo telefone 4748-5394. A administração municipal reforça o pedido para que a população não faça descarte irregular. Denúncias podem ser feitas para a Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800 774 2007 ou pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br, ou para o Departamento de Fiscalização de Posturas, no número 4745-2045.

O Fundo Social de Solidariedade dá andamento à arrecadação de materiais de limpeza e higiene pessoal para serem posteriormente direcionados às famílias prejudicadas pelas chuvas. Interessados podem fazer doações no Paço Municipal (rua Baruel, 501, sala 224 – centro) ou na sede do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais, o Saspe (rua General Francisco Glicério, 1.334 – centro).

Itaquaquecetuba 

Já na cidade de Itaquá, a Defesa Civil informa que foram registrados cerca de dez chamados relacionados a pequenos deslizamentos de terra. Segundo a Prefeitura de Itaquá, todos foram atendidos de forma rápida, sem maiores gravidades ou vítimas. A administração municipal explica que, neste momento, as áreas afetadas estão sendo monitoradas e o foco das ações está voltado para o apoio aos moradores que optaram por deixar suas residências em locais com ruas alagadas, como na Vila Maria Augusta, Vila Sônia, Jardim Fiorelo e Vila Japão.

A prefeitura mantém mais de 100 servidores em campo, com quatro abrigos montados para acolhimento. As estruturas emergenciais estão localizadas na rua Joaquim Nabuco, 66 - Maria Augusta, rua Tiradentes, 126 - Maria Augusta, rua São Roque, 215 - Vila Japão e estrada Valter da Silva Costa, 1.228 - Vila Sônia.

Os locais oferecem suporte aos desabrigados, contando com a presença de equipes de enfermagem, segurança da GCM e suporte às vítimas, incluindo espaço para crianças. Os animais estão sendo encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses. A Defesa Civil segue mantendo um canal de comunicação aberto com a população. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo telefone 199 ou 153.

O Fundo Social de Solidariedade iniciou a campanha “Juntos por Itaquá”. Podem ser doados produtos de higiene pessoal e de limpeza, água, cestas básicas e colchões. Os itens devem ser entregues na Secretaria de Serviços Urbanos (rua Ali Hamoud, 40 - Alpes de Itaquá) e quem preferir doar em dinheiro, deve enviar o valor para a chave Pix do Fundo Social: 18.612.190/0001-63.

Ferraz de Vasconcelos 

Em Ferraz de Vasconcelos, a prefeitura informa que foram realizadas pela Defesa Civil, 20 interdições de moradias, e as famílias estão abrigadas em casas de parentes. O volume de chuvas foi de 147,7 milímetros em 72 horas. 

Segundo a administração municipal, foi intensificado o monitoramento e solicitado o reforço da limpeza de córregos e de galerias para melhor fluidez da água pluvial.

Poá

Conforme previsto no plano de ação da Operação Verão, a cidade de Poá informou que instalou um abrigo provisório na Praça de Eventos para atender a necessidade de acolhimento de famílias em condições de vulnerabilidade ambiental. Até o momento 102 pessoas foram cadastradas na área de risco localizada entre os bairros Jardim São José e Nova Poá pelas equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e informadas sobre a disponibilidade do abrigo. O Fundo Social de Solidariedade de Poá, localizado na rua Alberto Rossi, 130, está recebendo doações para as vítimas das enchentes e aberto para todo tipo de contribuição.

Na madrugada de sexta para sábado, quando ocorreu a enchente, foram 75 mm de chuva. Em 72 horas, o acumulado chegou a 130 mm. As principais ocorrências registradas na cidade, segundo a Prefeitura, foram pontos de alagamento em pelo menos cinco bairros da cidade, transbordamento do piscinão da Vila Romana e movimentação de terra no Jardim Nova Poá.

A Prefeitura de Poá informou ainda que está fazendo o atendimento das famílias afetadas pela chuva, por meio do Fundo Social, com doação de colchões, roupas, kits de limpeza, kits de higiene pessoal, cobertores e outros itens. Também foi instalado um abrigo provisório na Praça de Eventos com capacidade para receber 30 famílias. Está sendo oferecido também o pagamento de Aluguel Social para as famílias cadastradas na área de risco da Nova Poá. O prefeito Saulo Souza também fez contato, por meio de uma reunião virtual, com o governador Tarcísio de Freitas, para debater ações de combate às enchentes, entre elas obras estruturantes e um novo desassoreamento do piscinão.