A Concessionária Novo Litoral (CNL), responsável pela rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098), a Mogi-Bertioga,  prossegue com a Operação Encosta Segura nesta segunda-feira (13), no quilômetro 82+500, em Biritiba Mirim. 

Segundo a CNL, continuam os trabalhos da fase de limpeza de talute e monitoramento. O tráfego segue livre no local, apenas com a faixa 2 (à direita) interditada preventivamente. A via segue sinalizada para a orientação dos motoristas. A concessionária salienta a importância de respeitar os limites de velocidade. 

Equipes de engenharia da CNL seguem monitorando o local. No período de chuvas intensas, a concessionária mantém a Operação Encostas Seguras, com o objetivo de atuar com pronta-resposta para garantir a segurança e fluidez do tráfego na região de serra.

Entenda o caso 

Na última quarta-feira (8), no quilômetro 82, altura do município de Biritiba Mirim, houve um deslizamento de encosta. Uma outra interdição ocorreu em dezembro do ano passado.

De acordo com o Centro de Controle de Informações (CCI) da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a concessionária realizou interdições momentâneas na Mogi-Bertioga, em intervalos intercalados de 30 a 40 minutos para o desmonte dos fragmentos rochosos e a retirada dos sedimentos que poderiam haver risco de cair sobre a rodovia. Os trabalhos devem continuar com a fase de limpeza do talude.

Além de todo aparato operacional como maquinário, recursos de sinalização e inspeção de tráfego, a mobilização tem o apoio de alpinistas, projetista e técnicos, que efetuam acompanhamento de perto das ações.