O prefeito eleito de Suzano, Pedro Ishi (PL), anunciou nesta segunda-feira (16) mais três nomes de seu secretariado. A Secretaria de Saúde de Suzano seguirá sob a gestão do médico ortopedista Diego Ferreira, que, inclusive, sucedeu o futuro prefeito no cargo quando este licenciou-se em fevereiro. O nome para assumir a pasta do Meio Ambiente será o do empresário e vereador eleito André Chiang, ex-titular do setor na gestão Rodrigo Ashiuchi. Titular do setor desde 2020, Samuel Oliveira continuará como secretário de Manutenção e Serviços Urbanos.
Nomeado em fevereiro de 2024, Ferreira acumula ampla experiência não apenas no setor público, como também na área profissional. Médico ortopedista formado há 18 anos, o secretário trabalhou em diversas unidades de referência do Estado de São Paulo, acumulando passagens pelos Hospitais São Camilo, São Luiz, Cruz Azul, Independência e Luzia de Pinho Melo.
Em 2010, iniciou sua trajetória na Santa Casa de Misericórdia, atual Hospital e Maternidade Suzano (HMS), chegando ao cargo de coordenador de Ortopedia da unidade em 2017 e, posteriormente, ao de diretor médico em 2021, exercendo ambas as funções até ser convidado para assumir a Secretaria de Saúde no lugar de Pedro Ishi.
Nos meses em que esteve como chefe da pasta, Ferreira pode inaugurar oficialmente a Clínica da Família, importante equipamento situado no Jardim Dona Benta que atende a diversas especialidades; colaborar com avanços nas reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Tabamarajoara e do Jardim Natal; e direcionar os trabalhos na construção da UBS do Parque do Colégio e da conclusão do Hospital Federal.
No entanto, sua contribuição vai muito além de estar no cargo no momento das entregas, como explica o futuro chefe do Executivo suzanense. "Quando o prefeito Rodrigo Ashiuchi e eu demos início à busca por um novo nome para assumir a secretaria no início do ano, o Diego Ferreira foi uma sugestão natural, afinal, além de presente na gestão desde 2017, ele é um profissional gabaritado para liderar a pasta. Ao longo de 2024, ele consolidou-se com um grande trabalho, por isso, sua manutenção representa a confiança que tenho em sua gestão", afirmou Pedro Ishi.
O médico ortopedista agradeceu a confiança do futuro e do atual prefeito, ressaltando que o trabalho no setor não vai parar. "A Saúde de Suzano passou por uma transformação completa na gestão Rodrigo Ashiuchi e grande parte desta reestruturação foi fruto do empenho de Pedro Ishi, pois, além de enfrentar a pandemia da Covid-19 e coordenar a 'Virada da Vacina', ele também foi responsável direto pela eliminação de um antigo fantasma do município com a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Jardim Revista e pela melhoria do atendimento básico e especializado em todos os pontos da cidade. Sou grato pela oportunidade e seguirei trabalhando ao lado do futuro prefeito para continuar entregando melhorias à população", afirmou.
Rodrigo Ashiuchi, que ratificou a posse de Diego Ferreira como secretário, pontua que sua continuidade no cargo representa o desejo de Pedro Ishi e de toda a cidade em seguir avançando. "Nos próximos meses, finalmente, teremos a entrega do Hospital Federal, além de outros avanços, como a UPA 24 horas de Palmeiras, ambos sendo conquistas que entraram na rota de conclusão com o Pedro Ishi como secretário de Saúde e que devem ser entregues em sua gestão no Executivo, com o Diego Ferreira como titular da pasta. O setor evoluiu muito e eu tenho certeza de que, com essa dupla, poderemos melhorar ainda mais", finalizou o prefeito.
Meio Ambiente
O empresário e vereador eleito André Chiang, ex-titular do Meio Ambiente na gestão Ashiuchi voltará a comandar a pasta. Formado em Marketing, com especialização em Estratégias, Chiang trabalhou na empresa alimentícia Bifum Brasil nas áreas de Comércio e Marketing, vindo a ocupar o cargo de sócio-proprietário ao longo de sua trajetória na iniciativa privada. No início da gestão Rodrigo Ashiuchi, em 2017, foi convidado para integrar a equipe da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), destacando-se com a gestão de obras e apoio às relações públicas com empresas, indústrias e órgãos diversos, além de criar vínculos com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Tais trabalhos o credenciaram a assumir a titularidade do Meio Ambiente, em dezembro de 2020.
Desde sua posse até sua licença, em 2024, Chiang contribuiu em uma variedade de causas, como a estruturação de quatro ecopontos para descarte de inservíveis pela cidade e a entrega e a renovação das centrais de triagem do Jardim Colorado e da Cidade Miguel Badra, além do plantio de 9,4 mil árvores em áreas urbanas, da potencialização da coleta seletiva e do fomento ao trabalho das cooperativas do município.
Já na causa animal, um dos grandes resultados do setor sob sua gestão foi a implantação do projeto de adoção responsável "Baby, me Leva!", que atualmente registra mais de 2 mil doações em pouco mais de três anos, juntamente com o retorno do serviço de castração, a instituição do trabalho de microchipagem e do RG Animal e a colaboração para a criação do Centro de Bem-Estar Animal, obra situada no Parque Max Feffer que deve ser entregue em 2025.
Agradecendo a confiança de todos os seus eleitores, Chiang afirma que, independentemente do setor, ele seguirá empenhado em fazer Suzano avançar ao lado de Pedro Ishi. "Ser secretário mais uma vez é motivo de orgulho, pois isso demonstra a confiança que o nosso futuro prefeito tem em mim e no meu trabalho. Este é um convite irrecusável, em especial ao saber que da mesma forma que faria enquanto vereador eleito, eu posso seguir empenhado em colaborar com o crescimento da cidade e com o bem-estar dos suzanenses, algo que sempre foi o maior objetivo da minha carreira política", constatou.
O novo chefe do Executivo reforçou que, mesmo assumindo o Meio Ambiente, Chiang terá a plena possibilidade de colaborar com outras causas para além de sua pasta. "Assim como foi com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, minha gestão terá um caráter agregador, ou seja, todos nós, independentemente de departamentos ou cargos, estaremos unidos para Suzano evoluir. Confio na capacidade e na experiência do Chiang para coordenar o nosso Meio Ambiente. Mas, assim como todo o secretariado, estaremos sempre trocando ideias e projetos intersetoriais para que a cidade siga com um futuro próspero", constatou.
Por sua vez, Ashiuchi reforçou que o trabalho de seu então secretário foi notório ao longo de sua primeira passagem, sendo ele uma peça fundamental de seu governo. "Seja na Upae ou no Meio Ambiente, Chiang colaborou grandemente para a cidade. Um exemplo de sua competência em múltiplas áreas é o fato de que, além de coordenar sua secretaria, ele também foi um interlocutor direto na conclusão de obras que eram motivo de vergonha e que hoje são orgulho para o suzanense, incluindo a Arena Suzano e a Marginal do Una. Para além de um grande secretário, o Pedro escolheu um grande gestor e idealizador de projetos, por isso, considero este um acerto que tem meu total apoio", finalizou o atual prefeito.
Serviços Urbanos
O novo chefe do Executivo definiu a continuidade de Samuel Oliveira como secretário de Manutenção e Serviços Urbanos. Titular do setor desde 2020, ele foi um dos nomes de maior confiança do prefeito Rodrigo Ashiuchi em seu segundo mandato na prefeitura.
Graduado em Administração com MBA em Estratégia Empresarial, Oliveira iniciou sua trajetória no poder público em 2005, quando entrou para a Secretaria de Manutenção, atuando até 2012 e retornando à pasta em 2017. Ao longo de sua trajetória, o gestor veio a exercer várias funções, incluindo as de assessor, gerente e diretor da pasta na gestão Rodrigo Ashiuchi. Com atuação constante e destaque ao colaborar com resultados sólidos como a entrega da avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una, em 2019, Oliveira assumiu a titularidade do departamento em abril de 2020, guiando suas equipes em um trabalho notório por conquistas essenciais ao longo dos últimos anos.
Além de idealizar parcerias público-privadas (PPPs) para a resolução de demandas na iluminação e na limpeza pública de todo o município, ele contou com a confiança de Ashiuchi em diversas intervenções no período, incluindo a implementação do aplicativo "Ilumina Suzano", a ampliação da avenida Senador Roberto Simonsen, a construção da nova alça do viaduto Leon Feffer, a elaboração de projetos para controle de cheias nas regiões da Vila Amorim e do Parque Maria Helena e no processo de reforma da sede principal da pasta. Acima disso, um dos principais méritos da secretaria sob sua gestão foi superar a marca de 350 quilômetros de vias pavimentadas, considerando asfaltamentos inéditos e recapeamentos, recorde absoluto na história do município.
Pedro Ishi afirmou que, enquanto prefeito eleito, seu principal objetivo é manter Suzano na trilha do desenvolvimento com profissionais qualificados e, em sua visão, este é exatamente o perfil do atual chefe da Manutenção suzanense. "O critério para escolha do meu secretariado tem como princípio a busca por competência e conhecimento acerca da cidade, algo que o Samuel Oliveira tem de sobra após quase 20 anos de prefeitura. Em meu período como vereador e secretário, sempre admirei seu trabalho, por isso, fiz a opção de tê-lo conosco na gestão, afinal, em um futuro muito próximo, entregaremos importantes obras conduzidas pelo seu setor, como o Hospital Federal e o Terminal de Ônibus de Palmeiras", disse.
Já o secretário aponta que todas as conquistas de Suzano no período foram fruto direto do empenho do prefeito Rodrigo Ashiuchi e que com Pedro Ishi o trabalho seguirá. "Ao longo desses anos na prefeitura, pude trabalhar com grandes pessoas, mas poucas demonstraram o empenho e o desejo do prefeito Rodrigo em levar a cidade adiante. Uma delas é justamente o Pedro Ishi, nosso próximo prefeito, a quem agradeço muito a oportunidade de seguir fazendo a diferença por meio da Manutenção", pontuou.
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi lembrou que Oliveira foi contemplado com o Título de Cidadão Suzanense pela Câmara em 2023, destacando ainda seu elo de confiança com o profissional. "Como o próprio Pedro Ishi disse, qualidade e experiência não faltam ao Samuel Oliveira, um homem íntegro, pai de família e muito dedicado a pôr a mão na massa para ajudar no crescimento de Suzano. A nossa cidade não é perfeita, mas com as pessoas certas, podemos avançar cada vez mais, por isso, afirmo aqui que os suzanenses podem confiar no Pedro Ishi e no Samuel Oliveira, pois eles seguirão com um trabalho de excelência no município", ressaltou.