Há mais de dez anos na última colocação, a cidade de Itaquaquecetuba ultrapassou Guarulhos e avançou para 9ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no ranking das cidades do Alto Tietê. Os dados foram divulgados na semana passada pelo Ministério da Educação, que faz o cálculo com base na aprovação escolar e desemprenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o município apresentou crescimento na taxa de aprovação dos estudantes e alcançou nota de 5,92. A pasta ressalta que ao longo dos últimos anos, foram implementadas uma série de estratégias que culminaram nestas conquistas, entre elas, a introdução de uma cultura de avaliação em que os estudantes do 1º ao 5° ano, que são avaliados em língua portuguesa e matemática, passo importante para perceber os avanços e principais dificuldades dos estudantes. 

Ainda segundo a administração municipal, o acompanhamento individualizado dos estudantes, reuniões estratégicas das equipes gestoras para estabelecimento de metas, visitas técnicas às escolas e formações continuadas também foram importantes para alcançar esse resultado.

A inauguração do Centro de Avaliação Educacional de Itaquaquecetuba (CMAEI), que qualifica a aprendizagem e as políticas educacionais, além de monitorar e realizar pesquisas, foi apontada pela pasta como uma medida importante para o desenvolvimento dos alunos. O CMAEI foi inaugurado em junho deste ano, e conta com a elaboração de cadernos de avaliação para verificar o desempenho dos estudantes e a realidade educacional. 

*Texto supervisionado pelo editor.