A Prefeitura de Mogi das Cruzes foi um dos municípios visitados pelo programa Missão Sebrae Cidades Inovadoras no último mês de maio, que reuniu diversas cidades de todo o Estado de São Paulo. A ação promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estabeleceu o município como uma das cidades referências no tema para apresentar as iniciativas de inovação pública realizadas pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos. 

Durante o evento do último dia 23, que uniu as cidades de Araçatuba, Andradina, Birigui, Ilha Solteira e Penápolis, a diretora do Departamento de Governo Aberto, Danielle de Lima Silva, apresentou as ações realizadas de Governo Aberto no município.
  
"Foi de grande importância esse encontro com outras cidades que desenvolvem e valorizam a área de Transparência e Gestão de Dados na municipalidade. Esse intercâmbio e troca de experiências são uma forma de incentivo para continuarmos realizando as ações aqui em Mogi, que hoje é uma referência nacional no tema", salienta o secretário municipal de Transparência e Dados Aberto, Marcos Torres. 

Já o coordenador de Análise e Gestão de Dados, Thiago Florencio, foi o responsável por apresentar  as atividades promovidas pela Coordenadoria. 

O projeto Sebrae Cidades Inovadoras tem como objetivo principal fomentar a cultura de inovação nas prefeituras selecionadas da região. As administrações municipais são instruídas durante as fases de mapeamento onde serão elaborados editais específicos para os desafios mapeados pelo Sebrae junto as municipalidades. A ação visa conectar as diferentes prefeituras por meio de espaços físicos ou on-line para criação de um elo e desenvolvimento de soluções inovadoras (rede de hubs de inovação), juntamente com startups e universidades, promovendo encontros para a apresentação de soluções, propostas e provas de conceito.