A Defesa Civil de Itaquaquecetuba intensificou os esforços no combate a queimadas e incêndios em áreas de mata e registrou 40 ocorrências desde o início de maio deste ano, período em que o clima seco favorece a propagação do fogo.

Segundo informações do órgão, a principal causa é atribuída a atividades humanas de efeitos imediatos, como a soltura de balões e a queima de lixo e vegetação, que podem ser consideradas criminosas e resultar em danos ao meio ambiente e à segurança pública.

"Os incêndios em área de mata geralmente são iniciados por agricultores em áreas de pastagem para renovar o pasto, além de grupos envolvidos em desmatamento ilegal para remover vegetação", explicou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.

Para auxiliar nas ações, os monitoramentos foram ampliados pela cidade. A medida tem por objetivo identificar possíveis focos de incêndio e tomar as medidas necessárias para contê-los de maneira preventiva.

"A prevenção é o primeiro trabalho para proteger nossas áreas verdes e prevenir tragédias. Estamos aumentando nossa vigilância e pedimos a colaboração de todos para evitar práticas que possam colocar vidas em risco", completou o prefeito Eduardo Boigues.