Mogi das Cruzes alcançou a marca de 52% de redução no número de mortes em acidentes de trânsito nas vias municipais entre janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Sistema Infosiga, do Governo do Estado.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Os números também são positivos quando são levadas em conta todas as vias do município – estaduais e municipais. Entre janeiro e outubro, a queda foi de 31,48%. 

De acordo com os dados do Sistema Infosiga, no mês passado, foi registrada uma morte em acidentes de trânsito nas vias sob jurisdição do município. Já considerando todas as vias, foram dois óbitos. Em outubro do ano passado, foram sete óbitos no geral, sendo quatro nas vias municipais.

“A queda no número de significa vidas que são salvas. Os números deste ano mostram uma diminuição contínua nas ocorrências fatais em acidentes de trânsito nas vias municipais de Mogi das Cruzes. Isso significa vidas salvas e os bons resultados do trabalho integrado de segurança viária realizado no município”, explicou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Caio Luz. 

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realiza um trabalho contínuo e integrado voltado à segurança viária, que compreende ações de Educação para o Trânsito, sinalização, fiscalização de trânsito e engenharia de tráfego. Além disso, também são realizadas obras para a melhoria da fluidez e segurança.

O trabalho de Educação para o Trânsito é realizado durante todo o ano, com atividades na estrutura voltada para o tema em Cezar de Souza e com ações externas. Até aqui, cerca de 39 mil pessoas já foram atendidas nos últimos três anos. Entre os destaques estão as ações da Escola Mirim de Trânsito, distribuição de materiais informativos e de conscientização e eventos especiais. O telefone para agendamentos ou mais informações sobre as atividades da Educação para o Trânsito em Mogi das Cruzes é o 4798-6783. 

A fiscalização de trânsito é outro vetor importante deste trabalho. Na primeira quinzena deste mês, foi realizada a readequação da fiscalização eletrônica em sete pontos da cidade, identificados por estudos técnicos e que receberam equipamentos que estavam em outros locais. Todos os locais foram devidamente sinalizados, inclusive com informação sobre a presença do equipamento, o que não é obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, placas provisórias foram colocadas nos pontos que receberam os aparelhos para alertar sobre o início da operação. 

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana também desenvolve um contínuo trabalho de sinalização de trânsito, com ações de revitalização, implantação e melhorias nas sinalizações horizontal e vertical. 

A Prefeitura também vem realizando obras que melhoram a mobilidade urbana, com reflexos na segurança viária e fluidez. São os casos do novo sistema viário próximo ao Mercado do Produtor, que substituiu a antiga rotatória, e os novos acessos na avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira que beneficiaram os moradores dos bairros Jardim Nathalie, Conjunto Thaisa e Jardins do Paraíso.