A Prefeitura de Mogi das Cruzes certificou cerca de 180 alunos por meio do programa Empodera Juventudes, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. A certificação foi realizada no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no dia 23 de junho.
O prefeito Caio Cunha (PODE), presente no evento, destacou que o Empodera Juventudes é uma formação que visa habilitar os jovens para o mercado de trabalho, com o objetivo de conquistar o primeiro emprego. Ele mencionou que por meio do projeto Crescer, são oferecidos cursos profissionalizantes gratuitos em diferentes regiões da cidade, com o intuito de facilitar o acesso e estimular a participação dos jovens. O prefeito ressaltou que o programa busca garantir emprego, renda e melhor qualidade de vida para os mogianos.
O programa atende adolescentes de vários pontos da cidade e em diferentes núcleos. Na ocasião, as aulas foram ministradas em nove diferentes regiões, como Taboão, Botujuru, Braz Cubas, Centro, Cezar de Souza, Jundiapeba, Santa Tereza, Socorro e Vila Natal.
De acordo com o coordenador-geral do Crescer, Itânio Mariano, o projeto ultrapassou a perspectiva de ser apenas um curso. Ele destaca que foi criada uma comunidade que conecta esses jovens a oportunidades que muitos deles não teriam acesso. Mariano ressaltou que é perceptível o amadurecimento dos participantes ao longo da formação e enfatizou que ao fortalecer o projeto de vida desses jovens, estão preparando a próxima geração de profissionais e cidadãos de Mogi.
O curso teve 42 dias de aulas presenciais, além de atividades externas que foram realizadas no Museu de Vivências Educacionais (MUVE), Pinacoteca, Casarão do Carmo e Parque Municipal, onde fizeram uma trilha e tiveram uma palestra sobre Biodiversidade.