Mogi - Uma caminhada com alunos da EM Coronel Almeida, no centro de Mogi das Cruzes, marcou o Dia Mundial de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil, na manhã desta segunda-feira (12). A ação realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, faz parte da campanha Mogi Livre de Trabalho Infantil, em alusão a data.
Ao longo do mês, haverá ações de sensibilização e conscientização da população. "Nosso objetivo é mostrar e sensibilizar a todos sobre o quanto é importante discutir a prevenção e o combate do trabalho infantil. O trabalho infantil traz prejuízo para as crianças, como na saúde mental. O lugar da criança é na escola", disse a secretária de Assistência Social, Celeste Xavier Gomes.
Cerca de 150 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental saíram da unidade de ensino e seguiram até o do Largo do Rosário, onde expuseram os desenhos feitos a partir da cartilha "Aprenda a dizer não ao Trabalho Infantil", da Editora Amigos da Natureza e do Gibi Turma da Mônica "Lugar de Criança é na Escola - Diga não ao Trabalho Infantil", de Maurício de Sousa. As crianças também levaram cataventos, símbolo da campanha. A vereadora Inês Paz e a conselheira tutelar Paola Galvão participaram da atividade.
No sábado (17), das 9 às 13 horas, haverá uma nova ação de conscientização nos semáforos próximos ao Mogi Shopping e à Praça Kazuo Kimura. Nos dias 24 e 25 de junho (sábado e domingo), das 9 às 13 horas, serão realizadas ações de conscientização e distribuição de material informativo no Parque da Cidade e no Varejão. A Assistência Social também promoverá um curso de capacitação, voltado aos profissionais que atuam diretamente no combate ao trabalho infantil.
A campanha Mogi Livre de Trabalho Infantil visa sensibilizar e conscientiza a população acerca dos prejuízos causados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes quando submetidos ao trabalho. A ação também faz ampla divulgação dos canais de denúncia e dúvidas, bem como dos serviços públicos municipais que atendem e acompanham os casos identificados. Mais informações: 4798-6920.
Também em alusão à data, a Secretaria de Educação divulgou ontem (12) o primeiro de uma série de conteúdos com apoio da educadora Caroline Arcari, que serão enviados para os educadores ao longo do mês. A Pasta também conta com um Grupo de Trabalho (GT) para fortalecimento de ações de Prevenção ao Combate e Enfrentamento de Violências.