Destaque entre outras cidades, a gestão de Guararema foi premiada em 1° lugar na categoria "gestão" do Prêmio Franco Montoro, na 65ª edição do Congresso Estadual de Municípios (CEM), realizado pela Associação Paulista de Municípios (APM). O evento é tradição há mais de meio século, estabelecendo um ponto de encontro, de construção de alianças e de aprendizagem.
Neste espaço que recebe a iniciativa privada e a sociedade civil para o debate de ideias e de propostas, estiveram reunidos gestores públicos paulistas, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Estado e da União, para discutir os assuntos relevantes aos municípios paulistas.
Foram tratados temas como desburocratização de códigos e processos legais, segurança nas escolas, o novo marco legal do saneamento, reforma tributária, modernização administrativa e muito mais. E entre os debates, foi feita a entrega do 1º Prêmio Franco Montoro, que reconhece municípios com os melhores índices fiscais, sociais e de gestão.
Foram avaliados os resultados fiscais oficiais declarados por 645 municípios paulistas à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em 2021. Após rigorosa análise, Guararema recebeu merecido destaque.
O sistema apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais, analisando outras dimensões além da puramente fiscal, como o desempenho social e a gestão dos recursos públicos, contribuindo com o debate sobre a eficiência da gestão municipal.
Na categoria "Índice de Desenvolvimento Municipal - Gestão", sob liderança do prefeito Zé e vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Odvane Rodrigues, Guararema ficou em primeiro lugar.