O Dia da Indústria, comemorado nesta quinta-feira, dia 25 de maio, celebra um dos mais importantes setores da economia brasileira. O segmento vive um processo de recuperação na região, depois da pandemia de Covid-19 e o impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia, na avaliação de José Francisco da Silva Caseiro, diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

"Esta evolução é refletida no aumento das exportações das empresas da região, que no primeiro quadrimestre chegou a US$ 335 milhões em produtos, valor 6% maior que o negociado no mesmo período de 2022. No intervalo, o volume de importações também avançou 10%, alcançando US$ 593 milhões, o que mostra aquecimento na produção industrial, cenário que possibilitou o incremento no nível de emprego", ressaltou Caseiro.

A geração de emprego também apresenta melhora, de acordo com os dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No primeiro trimestre deste ano, foram 775 novos postos de trabalho. O segmento emprega mais de 70 mil trabalhadores na região.

"Fora isso, a indústria é um dos setores que oferece os melhores salários entre as atividades econômicas e responde por 25% dos empregos com carteira assinada no Alto Tietê, situação que garante maior renda, impactando na economia e desenvolvimento social. Além disso, a indústria é responsável por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) regional", acrescentou.

Novas tecnologias

A indústria também vem se adequando às novas tecnologias. A inteligência artificial, robótica e a internet, segundo o diretor regional, têm apresentado resultados positivos em critério de produtividade e deve ganhar ainda mais espaço nos próximos anos.

A atenção a sustentabilidade também é crescente, tendo em vista os conceitos de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança). "O Ciesp Alto Tietê foi pioneiro ao implantar o Comitê de Sustentabilidade, que conta com profissionais especializados que identificam os gargalos e apoiam as indústrias com orientações para atender as demandas e identificar as oportunidades com foco na conservação dos recursos naturais", salientou.

Desafios internos

Segundo o diretor regional, a Indústria pode se expandir ainda mais na região, já apresenta um leque diversificado. Entretanto, do ponto de vista geral, os impostos estatais sobre a produção nacional ainda são muito pesados, o que diminui a competitividade das empresas frente ao mercado internacional.

"Esperamos que as políticas governamentais propostas no âmbito estadual e federal, que propõem o incentivo a retomada da industrialização brasileira sejam colocadas em prática, dessa forma o setor avançará com mais rapidez e robustez, o que garante melhoria de renda, arrecadação justa de tributos e o desenvolvimento social e econômico", disse Caseiro.

Dia da Indústria

A data comemorativa é uma homenagem ao industrial e empresário Roberto Simonsen, falecido no dia 25 de maio de 1948. Ele também foi professor, historiador, político, membro da Academia Brasileira de Letras e presidiu a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

*Texto supervisionado pelo editor