Mogi - A Câmara está cobrando a ampliação do sistema de segurança com tótens para outras regiões da cidade que ainda não foram atendidas. Na primeira etapa de instalação promovida pelo Executivo dez locais receberam os equipamentos.

Na sessão de ontem (4), o vereador Eduardo Ota (Podemos) apresentou uma indicação ao prefeito Caio Cunha (Podemos) sugerindo a colocação de um totem na praça da Paróquia Imaculado Coração de Maria, na rua Thuller, no Jardim Universo. Segundo ele, a população tem cobrado o reforço na segurança em função dos crescentes casos de furto e roubo no bairro.

O assunto foi amplamente debatido pelos vereadores, inclusive aqueles que já haviam solicitado a instalação do equipamento em outros bairros, como Vila Cleo, Vila Nova Jundiaí e no distrito de Taiaçubepa. De acordo com os parlamentares Gustavo Siqueira (PSDB) e Maurino José da Silva (Podemos), o Policial Maurinho, o pedido por parte dos moradores se deve ao fato de os tótens, que começaram a operar há pouco mais de uma semana, já estarem apresentado resultados positivos.

O vereador Iduigues Martins (PT), por sua vez, afirmou que ainda é cedo para avaliar o retorno dado pelos equipamentos e que para isso será precisa avaliar os dados futuros relacionados a criminalidade nos pontos onde os tótens estão instalados, atualmente são dez.

Psicólogo

Ainda na sessão, foi aprovada a moção apresentada pela vereadora Malu Fernandes (Solidariedade) pedindo a colaboração do Governo do Estado para implantação da lei federal aprovada em 2019 que prevê a presença de um psicólogo nas escolas estaduais. O texto lembra o episódio ocorrido em uma escola da cidade, onde um aluno foi apreendido por guardas municipais. "Nós precisamos que essa lei seja realmente implementada. Os professores não têm a capacitação necessária para identificar os alunos que podem cometer algum ato de violência. É preciso tratar esse problema de forma mais geral, não apenas cobrando a expulsão ou prisão desses estudantes", pontuou.

Limpeza

Os vereadores também aprovaram uma indicação cobrando da Prefeitura de Mogi a limpeza do terreno onde funcionava o Sesi, no distrito de César de Souza, que está coberto de mato e entulho.