Cidades da região iniciaram nesta segunda-feira (10) a vacinação contra a Influenza. Diferentemente de anos anteriores, na edição 2023 da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe todos os públicos-alvo contemplados podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desde o primeiro dia. Nos anos anteriores, a campanha era ampliada gradativamente até alcançar todos os grupos prioritários.

Em Mogi das Cruzes, o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e a campanha será realizada até o dia 31 de maio, conforme determinação do Ministério da Saúde. Quem preferir, pode agendar no www.cliquevacina.com.br. Para receber a dose, os grupos contemplados definidos pelo Ministério da Saúde devem apresentar documento pessoal com foto e caderneta de vacinação contra a Covid-19.

Entre os grupos contemplados estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente (motora, visual, auditiva ou intelectual, incluindo autismo), e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, com comprovação médica ou receita de medicação de uso contínuo.

Também estão incluídos profissionais da saúde, das Forças Armadas e de salvamento, professores, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

A vacina ofertada é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, é aplicada dose única. Crianças abaixo dos nove anos de idade, se estiverem tomando a vacina pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. A vacina contra a gripe pode ser aplicada junta a outros imunizantes, inclusive o da Covid-19.

Região 

Em Guararema, não há necessidade de agendamento, a aplicação é realizada na Central de Vacinação Coronavírus (Cevac), localizada na rua Oswaldo Freire Martins, 10 - Casa 1, que atende das 8 às 18 horas de segunda à sexta-feira, e das 8 às 12 horas, aos sábados; e na UBS do Jardim Dulce, na rua Pedro Álvares Cabral, 36, que atende apenas em dias úteis, das 8 às 16 horas. A vacinação domiciliar pode ser solicitada pelos telefones 4693-8040 da Secretaria Municipal de Saúde;  4693-5103, da Cevac; e 4693-4693, da UBS do Jardim Dulce.

A campanha de vacinação acontece em todos os 24 postos de saúde de Suzano, com expectativa de alcançar 90% do público-alvo. Nesta primeira etapa, que segue até o final de maio, serão contemplados os grupos prioritários, estimados em 104.187 pessoas. Posteriormente, a imunização ficará disponível aos demais moradores. Para receber a dose, é necessário apresentar documento original com foto, comprovante de residência de Suzano e caderneta de vacinação. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas. De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Suzano, José Landim, diferentemente das edições anteriores, os grupos prioritários receberão as doses na mesma etapa de vacinação. A dose contra a gripe poderá ser aplicada simultaneamente com outras vacinas, com exceção da que protege contra o monkeypox (varíola dos macacos) com intervalo de 30 dias. 

Tanto no caso das vacinas que combatem o vírus da gripe quanto da Covid-19, é necessário comprovar a condição específica para receber a imunização nesta etapa da vacinação. A lista completa das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) pode ser conferida em suzano.sp.gov.br/web/saude/unidades-basicas-de-saude/lista-de-enderecos.

Para receber o imunizante em Poá, é necessário apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde), de vacinação e um documento com foto. A vacinação ocorre, das 9 às 15 horas nas 12 UBSs da cidade.