Suzano, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba estão na lista das 101 melhores cidades para empreender no país, de acordo com a última edição do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O estudo leva em conta os municípios mais populosos e analisou sete critérios: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora.
Na 37ª posição, sendo a melhor entre os município da região, Mogi registrou queda no ranking em relação aos dados de 2021, quando ocupava o 28º lugar, mas, segundo a Prefeitura, esse resultado não é preocupante, uma vez que individualmente, a cidade teve um acréscimo na pontuação. "Nós saltamos de 5,86 para 6,24, ou seja, melhoramos nosso desempenho", explicou o diretor de Competitividade e Inovação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mogi, Fabio Castilho.
A queda, segundo Castilho, se deve a vários fatores, como o acréscimo de 20 novos critérios avaliativos em comparação com o último estudo, bem como uma melhora das demais cidades analisadas. "Ainda assim estamos entre as 20 melhores do Estado para empreender e a terceira melhor quando levamos em conta os municípios do Estado com até 500 mil habitantes. Se não consideramos as capitais, somos a 22ª melhor cidade do Brasil", acrescentou.
O diretor destacou ainda que os empréstimos do Banco do Povo cresceram mais de 89% em um ano, oferecendo mais incentivo ao empreendedor, além do Polo Digital, que estimula empresas de tecnologia.
Suzano
Suzano, por sua vez, apareceu pela terceira vez consecutiva no Índice de Cidades Empreendedoras, avançando 17 posições ao ocupar a 59ª colocação no levantamento. Atualmente, o melhor posicionamento da cidade está em Infraestrutura, na 14ª posição.
De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), a expectativa é de que o município avance ainda mais nesse quesito, diante de mais obras previstas. Entre elas estão a abertura do prolongamento da rua Sete de Setembro; o prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen; e a implantação da alça de saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66).
Itaquá
Na 97ª colocação no ranking, Itaquá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, afirmou que vê a colocação com motivação para melhorar ainda mais sua posição. Em 2022, o município ocupava o 100º lugar, subindo três posições.
"Entre as principais medidas tomadas para impulsionar o empreendedorismo no município está a chegada do programa Via Rápida Empresa (VRE). O modo estadual de licenciamento empresarial, dirigido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), consiste em um ambiente virtual que simplifica os processos, desde a abertura das empresas até a emissão de autorizações", explicou a pasta, em nota.