Prestes a completar um mês em atividade, o aplicativo (APP) para celular Colab, ferramenta que facilita a participação e estimula o engajamento da população de Mogi das Cruzes nos registros de solicitações de serviços para melhoria da qualidade de vida, foi baixado por 3.679 usuários. Por meio dele foram registradas 2.589 demandas.
De acordo com a Prefeitura de Mogi, em nota, até o momento os pedidos mais frequentes são ações de zeladoria e denúncias à Vigilância Sanitária. "A equipe gestora do APP verificou que todas as demandas estão no prazo de resposta com a taxa de resolução elevada", explicou.
Uma pesquisa de satisfação foi enviada aos munícipes para avaliar a execução dos serviços e a nota geral dada pelos usuários é 3,6, numa escala que vai até 5. "É possível observar ainda um grande avanço na satisfação da resolução e na agilidade das respostas", acrescentou a administração municipal.
De acordo com o diretor do Departamento de Defesa do Usuário do Serviço Público, Thiago Batalha, o Colab, que é conhecido também como a rede social da cidadania, tem layout intuitivo, semelhante ao das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, por isso seu uso se torna mais fácil. "É um ferramenta leve e o passo a passo para baixar e fazer o login é rápido. Uma facilidade e tanto na hora de fazer uma solicitação de serviço", pontuou.
Lançado no dia 29 de março pelo prefeito Caio Cunha (Podemos), o Colab está disponível para download na Apple Store e na Play Store. O aplicativo é usado em mais de 150 municípios brasileiros, tendo como principal vantagem reduzir o tempo de atendimento ao cidadão, conforme destacou o ouvidor geral, Antonio Cleber Garcia Castanho de Almeida Junior. "A nossa plataforma traz ferramentas que agilizam a comunicação e torna mais fácil, ainda mais transparente e menos burocrático o relacionamento direto com as secretarias, permitindo que as solicitações sejam acompanhadas diretamente pelo celular".