Mogi - As condições estruturais de algumas escolas de Mogi das Cruzes foram tema de debate e cobrança por parte dos vereadores na sessão realizada ontem (14) na Câmara. Segundo eles, falta uma atenção especial por parte da administração municipal em relação a manutenção e reformas nas unidades.
A Escola Municipal Professora Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapety, foi uma das apontadas pelo vereador Iduigues Martins (PT). No local, segundo ele, o piso externo está cedendo e as rachaduras têm preocupado a população. "A prefeitura tem conhecimento dessa situação, esteve lá, prometeu que apresentaria um laudo apontará as condições do prédio, mas nada foi feito até agora. Os pais nos procuram com medo do que pode acontecer no local", destacou.
O parlamentar também relembrou os estragos deixados pela enchente na Escola Municipal Primo Vilar, em Biritiba Ussu, e a falta de respostas por parte do Executivo sobre o que será feito para impedir novas inundações no espaço. Já o vereador Edson Alexandre (MDB) relembrou o muro caído em função das forte chuvas na Escola Municipal Profª Doracy Baptista de Campos Pereira, na Vila Brasileira, e que ainda não foi refeito.
"É constrangedor para nós vereadores ter que ficar discutindo na sessão esse problemas nas escolas que não deveriam nem existir. A Comissão Permanente de Educação da Câmara deveria ter mais atenção em relação a isso e intensificar a fiscalização das ações da Prefeitura de Mogi", destacou José Luiz Furtado (PSDB) cobrando mais cuidado por parte do presidente do grupo, Clodoaldo Moraes (PL).
Ainda na sessão, os vereadores José Francimário Vieira (PL), o Farofa, e Inês Paz (PSOL) apresentaram um projeto de decreto legislativo solicitando a abertura de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para investigar denúncias sobre assédio moral e perseguição a servidores públicos concursados.
Convênios
O Legislativo aprovou os Projetos de Lei nº 20/2023, nº 26/2023 e nº 38/2023, todos de autoria do Executivo, que tratam de convênios celebrados entre a Prefeitura e órgãos estaduais. O primeiro ratifica o Convênio nº 824/2022, celebrado com o Departamento Estadual de Trânsito (Detrans-SP), para a execução do Programa Respeito à Vida.
Em seguida foi votado o PL nº 26/2023, ratificando o Convênio nº 001535/2022 celebrado com a Secretaria de Estado da Saúde, visando transferir R$ 400 mil para a implementação do Programa Estadual de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos.
Por fim, foi aprovado o PL nº 38/2023, para transferência de R$ 1,2 milhão do governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O recurso é destinado à execução de obras de infraestrutura urbana, especificamente para pavimentação da Avenida América, localizada na Chácara Guanabara.