Mogi - Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã (8), o Sesc Mogi das Cruzes preparou um cronograma especial para março, com a promoção de debates sobre o direito das mulheres, apresentações musicais, além de contações de histórias e atividades recreativas para as crianças. A programação visa mobilizar e esclarecer a população sobre as conquistas e lutas das mulheres, bem como ressaltar a importância da atuação da sociedade civil junto ao poder público. O Sesc fica na rua Rogerio Tacola, 118, Socorro.
Na programação gratuita, o espaço recebe, amanhã, das 19 às 20h30, o projeto Promotoras Legais Populares (PLPs) de Mogi, representadas pelas psicólogas clínicas Clarice Lopes e Heloisa Moreira, para debater a posição das mulheres na sociedade e a ampliação e difusão de seus direitos na "Roda de Conversa Sobre o Direito das Mulheres".
Na quinta-feira (9), será a vez da musicista e cantora pernambucana Maria Pérola, que se apresentará, das 20 às 21h15, com um repertório diverso que busca demonstrar a importância da mulher negra nordestina dentro do contexto musical. Já no domingo (12), das 16 e 17h15, destaque para o grupo Forró das Comadres, formado por mulheres. As atrações musicais são gratuitas.
Para as crianças, haverá uma contação de história sobre a compositora chilena Violeta Parra, que precisou superar a segregação de gênero para seguir seus sonhos. A atividade ocorre das 16 às 17 horas deste sábado (11), conduzida pelas Clês, dueto formado pelas atrizes Beatriz Diaféria e Junia Magi. Nos sábados e domingos, até o final do mês, o espaço também promove um encontro com livros e história infantis, ministrado por Serena Infância. Os encontros acontecem das 10 às 12 horas, e das 13h30 às 16h30.
Política e Sociedade
Além de fazerem parte da "Roda de Conversa Sobre o Direito das Mulheres" no Sesc, amanhã, coletivos de Mogi, como as Promotoras Legais Populares de Mogi das Cruzes, Movimento de Mulheres Olga Benário, Conselho Municipal do Direito das Mulheres e a Associação Fórum Mogiano LGBT, participam de uma concentração no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital, pelo movimento "Mulheres nas Ruas", às 17 horas.
No dia 13, será oferecida, no Centro Universitário Braz Cubas (UBC), a oficina "Quem Matou Marielle?" e, já no dia seguinte, o "Sarau Cultura", no Severina Café; ambas às 19 horas. O espaço cultural também recebe a "Feira Feminista" no dia 18, às 11 horas, e a roda de conversa sobre "Machismo", no dia 25, às 16 horas. Já no dia 24, um debate sobre os "Povos Originários" será organizado na Câmara de Mogi, a partir das 18 horas.
*Texto supervisionado pelo editor.