Suzano - O prefeito Rodrigo Ashiuchi oficializou na tarde de sexta-feira (3) a entrega do prédio oficial do Pronto-Socorro Infantil (PSI) após a estrutura física da unidade passar por um processo de revitalização e melhorias que durou cerca de dois meses. O atendimento ao público foi retomado no sábado (4) no número 1.459 da rua Kaneji Kodama, na Vila Figueira.
As ações tiveram início logo na segunda semana de janeiro, com um investimento aproximado de R$ 300 mil, que envolveram remodelação da área de espera e revitalização dos setores de medicamentos, triagem e de observação de pacientes. Ainda foram executados troca de piso, pintura de paredes, instalação de novas portas nas salas, reparos pontuais nas redes elétrica e hidráulica e criação de uma brinquedoteca. O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, também acompanhou a reativação do prédio oficial do PSI, assim como a diretora da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Cíntia Steffens Watanabe, e o diretor técnico do PS, Walter Gilberto Guinger.
Apesar do fechamento temporário do prédio, que no ano de 2022 promoveu uma média mensal de 7 mil atendimentos, com picos de até 9 mil, o acompanhamento médico de crianças e adolescentes não foi prejudicado, segundo a Prefeitura, uma vez que os procedimentos foram transferidos para um anexo do PS Adulto, apenas 30 metros distante de lá.
Durante o evento de reabertura do prédio, o prefeito ressaltou as melhorias realizadas pela administração municipal.
A diretora da RUE afirmou que durante o período em que o prédio ficou fechado, crianças e adolescentes receberam todo o cuidado no anexo do PS Adulto. "As ações foram direcionadas a uma área específica do PS, acolhendo apenas crianças, para que os pacientes não ficassem sem atendimento, e durante esse período demos todo o suporte necessário para que os impactos do fechamento do prédio não interferissem na parte clínica e tivemos sucesso nessa iniciativa", apontou Cintia.
O presidente da Câmara de Suzano, vereador Joaquim Antônio da Rosa Neto, e outros vereadores estiveram presentes, assim como a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Larissa Ashiuchi; o vice-prefeito e secretário de Cultura, Walmir Pinto; os secretários Leandro Bassini (Educação), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos) e Alex Santos (Santos); e o coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae) e diretor da Vigilância Sanitária, Mauro Vaz.