As unidades do Procon de Mogi das Cruzes e de Suzano promovem ações especiais em referência ao Dia do Consumidor, celebrado nesta quarta-feira, dia 15 de março. De acordo com Fabiana Bava, coordenadora do Procon de Mogi, a data "amplia a cada ano a discussão sobre a necessidade de proteção da política pública de defesa do consumidor".
Segundo a Prefeitura de Mogi, ao longo do mês de março, o Procon realiza encontros e palestras. Nesta quinta-feira (16) está programada uma palestra especial para crianças na Legião da Boa Vontade (LBV), em dois turnos diferentes, com objetivo de ensinar os pequenos consumidores e multiplicar as orientações por meio dos mais jovens.
Em Suzano, a prefeitura informou que hoje (15), o Procon estará na estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) oferecendo atendimento ao público, com a distribuição de folhetos informativos e também será possível abrir reclamações (apenas para moradores de Suzano, ou quando o fornecedor for da cidade). Também farão parte da ação a Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano e a Sabesp.
Trabalho ostensivo
A coordenadora do Procon de Suzano, Daniela Itice, afirmou que há uma expectativa de redução de atendimentos, especialmente nos casos de golpes e fraudes: "O Procon de Suzano atua fazendo ostensivo trabalho de informação aos consumidores". Já Fabiana Bava, de Mogi, destacou que não há histórico de reclamações na data, e que geralmente o comércio aproveita a Semana do Consumidor para impulsionar as vendas, como ocorre no Black Friday, com ofertas e descontos que podem ser vantajosos para os consumidores.
Daniela também comentou sobre reclamações frequentes protocoladas pelo Procon. "Infelizmente, com o avanço das propagandas nas redes sociais, temos recebido várias reclamações de consumidores que foram enganados, comprando de fornecedores que, na verdade, são golpistas que somente recebem o dinheiro do consumidor".
A coordenadora do órgão em Suzano ainda alertou: "É bom lembrar sobre os prazos de arrependimento da compra possível. Também temos notado um grande número de vendas realizadas na porta dos moradores, onde o 'alvo' são os idosos e aposentados. É ofertado um produto e o consumidor é induzido à compra, porém, o pagamento é feito por meio de seu benefício previdenciário, sem a anuência do consumidor. É importante que esses consumidores, aposentados, não permitam que os vendedores tirem cópia de seus documentos e, muito menos, que tirem sua foto".
O Procon de Mogi atende no número 4798-5090 e de Suzano, pelo 4744-7322.
*Texto supervisionado pelo editor