Mogi - A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, lançou o primeiro edital do ciclo 2023 do Programa Municipal de Subvenção do Seguro Rural, que teve percentual aumentado para 20% em janeiro. O lançamento foi durante o 2º Seminário sobre Seguro Rural, ontem (15), no Sindicato Rural.
O seminário abordou as "perspectivas diante do aumento de eventos climáticos críticos no Alto Tietê", ministrado por Daniel Miranda, do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista - o Banco do Agronegócio Familiar (FEAP/BANAGRO) do Governo do Estado de São Paulo, e por Danilo de Almeida, coordenador geral de seguro rural do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DEGER/MAPA).
No mês de janeiro, o percentual de subvenção do valor da apólice do Seguro Rural para os agricultores estabelecidos na cidade aumentou de 10 para 20%. A proposta, prevista no Projeto de Lei nº 169/2021, tornou Mogi uma das cinco cidades brasileiras (ao lado de Jundiaí, Louveira, Itatiba e Itupeva) e a primeira da Região Metropolitana a contar com essa política pública.
O Seguro Rural é um mecanismo de proteção para que produtores rurais possam investir com maior segurança diante das adversidades climáticas. O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro da Administração Municipal, ao lado de subvenções já garantidas pelos Governos Federal (que contribui com 40%) e Estadual (30%).