Guararema - Nascida em São Paulo mas radicada em Guararema desde os 13 anos, a professora Áquie Erruzo de Lara (1940-2018) educou e orientou diferentes gerações de cidadãos guararemenses, tanto em Língua Portuguesa como em Francês e principalmente com ensinamentos sociais. Pelo trabalho desempenhado na cidade, conforme previsto na lei 3.306/2019, ela é a patrona da nova Escola Municipal de Educação Infantil que será inaugurada neste sábado (25) no bairro Nogueira.
Com capacidade para atendimento de até 250 crianças, a nova escola receberá inicialmente cerca de 120 alunos de 6 meses a 5 anos (berçário I ao Jardim II). O novo prédio abraça parte da demanda atendida pela Escola Municipal Claudia Marina Nogueira, que a partir de agora ofertará também classes de Pré-Escola (Jardim I e II).
Além das modernas instalações, que contam com seis salas de aula, duas salas de descanso para os alunos que ficam na unidade em tempo integral e precisam repousar, dois berçários, brinquedoteca, brinquedoteca baby, horta e pátio coberto para atividades lúdicas, o projeto contém aspectos inéditos para a rede municipal de ensino de Guararema.
Uma das novidades é o playfarm, espaço de brincar com tema de fazendinha, e outra é o fraldário, que diferente de outros prédios, tem acesso facilitado por ser conjugado ao berçário e à sala de descanso.
Além disso, a escola, que terá cerca de 20 colaboradores, conta com mais um equipamento único: varandas pedagógicas anexas às salas de aula, com tanques de água para atividades com tintas e argila e também carrinhos de mão para as crianças cuidarem da horta.
E a unidade ainda conta com lactário, amplo refeitório e dependências administrativas (sala de professores, diretoria/secretaria), sanitárias, alimentares (cozinha e copa) e de serviço (vestiários, lavanderia, área de serviço e depósito).
Homenageada
Criada em um ambiente eclético, com influências socioculturais de imigrantes espanhóis, por parte de pai, e de imigrantes italianos, por parte de mãe, Áquie Erruzo de Lara teve contato com duas culturas europeias. Intenso, este aprendizado a auxiliou a alcançar excelência em formação não apenas acadêmica como social, já que sempre trabalhou em casas humanitárias e estava de prontidão para ajudar, aconselhar e principalmente amar ao próximo.
Áquie, aos 17 anos, junto com um grupo de jovens, formou a primeira turma de alunos do Ginásio Estadual Dr. Roberto Feijó, onde conheceu o Professor de Artes Manuais para meninos, o Sr. João Raphael de Lara Netto, seu marido e pai de Jefferson (Jé), Joralane (Jora) e Jadderson (Tato).
Além de cuidar da casa e da família, dona Áquie estudou Magistério e seguiu carreira, formando-se professora em Língua Portuguesa e Francês na Universidade de Mogi das Cruzes. Ela começou a lecionar na década de 1970 no Colégio Estadual Aprígio de Oliveira e Escola Francisco Ferreira Lopes, no bairro Mogilar, em Mogi das Cruzes. E deu aulas também na antiga Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, em Guararema, onde muito ajudou em festas juninas e desfiles cívicos.
Quando da reestruturação da Escola Estadual Ivan Brasil, também em solo guararemense, a educadora foi convidada a formar o quadro de professores, o que fez com muito carinho, pelo apreço que tinha aos alunos e pela filosofia que ali existia.
Um sentimento de ajuda ao próximo e respeito pela comunidade local levou Áquie a ser promovida a vice-diretora, cargo no qual se aposentou. Em razão de toda a experiência acumulada no ensino e dedicação à formação de pessoas que ela foi convidada para ser diretora da primeira escola particular de Guararema, o Colégio 'Miguel de Cervantes', onde trabalhou por cinco anos.
Áquie faleceu em 2018, aos 77 anos. A biografia completa dela está disponível em http://promemoria.guararema.sp.gov.br/colecao-biografias/.