A Câmara de Suzano realiza nesta quarta-feira (22), a partir das 19 horas, uma sessão solene em homenagem às mulheres. Na ocasião, será entregue a Medalha "Vereadora Augustinha Raphaela Maida Molteni" à secretária de Administração, Cintia Renata Lira. O decreto legislativo é de autoria do vereador Joaquim Rosa (PL).

A homenageada é advogada com pós-graduação em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e cursa MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades. Atuou como secretária de Assuntos Jurídicos de Guararema, e trabalhou na Assembleia Legislativa de São Paulo a convite do deputado estadual André do Prado. Desde 2013, é secretária de Administração da Prefeitura.

Criada em 2019 pela vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito do Academia, a Medalha "Vereadora Augustinha Raphaela Maida Molteni" é entregue a mulheres da cidade de Suzano que tenham se destacado por suas ações em prol da sociedade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A honraria leva o nome da primeira vereadora suzanense.

Além de Cintia, a Casa de Leis também irá homenagear na sessão solene outras dez personalidades que fazem parte do Projeto Mulheres Fazendo História na Cidade de Suzano, vinculado ao Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), que tem o objetivo de resgatar o pioneirismo de mulheres e grupos femininos que construíram e continuam construindo a história no município. Pelo trabalho que desenvolvem, elas receberam este ano uma moção de aplauso de autoria de Joaquim Rosa.

São elas: Graziella Porfírio (Inclusão Social); Claudinéia da Silva Machado (Educação); Elzilene Cruz de Souza (Voluntariado); Ana Santana (Comunidade), a ex-deputada federal Katia Sastre (Segurança e Políticas Públicas); a vereadora Gerice Lione (Segurança e Políticas Públicas); Alice Keiko Konishi (Saúde e Bem-estar); Francine Drumond (Superação e Direitos); a coordenadora do Projeto Mulheres Fazendo História em Suzano, Sandra Lopes Nogueira; e a presidente do Saspe e do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Larissa Ashiuchi.

Sessão ordinária

Antes da sessão solene, na pauta da sessão da Câmara o veto do Executivo ao projeto de lei de autoria do vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG, que dispõe sobre os cães e gatos comunitários. O segundo item é a votação sobre o Título de Cidadão Suzanense ao secretário de Educação, Leandro Bassini.

As sessões ordinária e solene são abertas ao público e também podem ser acompanhadas ao vivo, de forma online, pelo Facebook (www.facebook.com/camarasuzano) ou pelo canal do YouTube do Legislativo (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano).