Mogi- As inscrições para a 2ª edição do curso Empodera Juventudes estão abertas, para jovens de 15 a 24 anos, residentes em Mogi das Cruzes, estudantes ou egressos de escolas públicas. São 250 vagas e as aulas serão realizadas em diversas regiões da cidade, por meio do Empodera. O curso é uma uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e o Instituto Global Attitude.
O Empodera Juventudes tem como objetivo fortalecer o projeto de vida dos jovens, prepará-los para o acesso ao mundo do trabalho e formar cidadãos. O programa atende jovens de diversas regiões do município e atua para preparar a próxima geração de cidadãos e profissionais de Mogi das Cruzes.
As inscrições vão até o dia 12 de março e até o dia 22 as matrículas serão realizadas. "Nós teremos um período de repescagem entre 23 e 31 de março com as vagas não preenchidas. Todos os jovens receberão orientações sobre a matrícula após as inscrições, por e-mail da Prefeitura. Sabemos que existe uma dificuldade para conseguir o primeiro emprego e o Empodera Juventudes auxilia os estudantes que saem do Ensino Médio e também aqueles que já concluíram, mas têm dificuldade para ampliar seus estudos, a ingressarem no mercado de trabalho", explica o coordenador-geral do departamento de Capacitação Profissional e Políticas para a Juventude , Itânio Mariano.
O curso será realizado em nove regiões da cidade: Botujuru, Braz Cubas, Centro, Cezar de Souza, Jundiapeba, Santa Tereza, Socorro, Taiaçupeba e Vila Natal. A turma da décima região (Taboão) já está formada.
As aulas têm previsão de início para o dia 28 de março e são divididas em duas metodologias, aplicadas simultaneamente. A primeira será a fase da Formação Geral, onde os alunos aprenderão sobre cidadania, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sobre habilidades comportamentais, relacionadas em como a pessoa lida com o ambiente de trabalho e consigo mesma. A segunda será a fase da Formação Específica, onde os alunos receberão aprendizados ligados à prática do mundo do trabalho, de sua vida e comunidade. Os jovens aprenderão sobre o mundo do trabalho e se conectarão a empresas e empreendedores da cidade; eles também praticarão exercícios pessoais e sociais de autonomia, protagonismo e convivência. Também haverá a orientação profissional e vocacional, quando os jovens terão contato com carreiras profissionais. Essa é uma etapa mais prática do curso.-