Os comerciantes de Mogi das Cruzes e de Suzano mostram-se otimistas com as vendas de Páscoa, que este ano será celebrada no dia 9 de abril. A expectativa é que o setor tenha um desempenho melhor em relação ao ano passado, com aumento de até 15% nas vendas.

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) informou que mesmo com a inflação e o aumento de preço de alguns produtos, é esperada uma alta entre 10% e 15% nas vendas, em relação à Páscoa de 2022, com destaque para os ovos de chocolate. Segundo a entidade, o período é um importante termômetro do varejo pois antecede outras importantes datas do calendário comercial.

"Além dos produtos prontos, o setor de embalagens e materiais para produzir os ovos artesanais registra um movimento importante, cenário que deve se intensificar nas próximas semanas", destacou a ACMC em nota. Também devem ser beneficiadas, de acordo com a entidade, as peixarias devido ao período da Quaresma, que começou no dia 22 de fevereiro e se encerra no dia 6 de abril.

A Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano também acredita em bons resultados para o comércio no período, devido inclusive aos trabalhadores informais. A entidade estima um aumento das vendas especialmente entre os dias 1 e 9 de abril.

"O comércio vem se preparando com a compra dos produtos junto às indústrias e distribuidores de artigos para Páscoa com estoques para atender as demandas dos consumidores. Nas lojas especializadas, deve haver contratações temporárias para atender o fluxo de pessoas que deve crescer neste período", destacou a gerente comercial da ACE, Alvani Correa.

Segundo ela, o período compõe "uma cadeia importante do setor comercial de Suzano", pois além de aquecer o setor especializado, fomenta o consumo em mercados de bairros e de redes de supermercados.

Confeitaria artesanal

Giulia Brito, formada em gastronomia, trabalha com confeitaria artesanal em Biritiba Mirim e conta que o período da Páscoa é uma das melhores épocas para confeiteiros independentes. As expectativas para as vendas deste ano são positivas. "Os clientes já estavam ansiosos, me mandando mensagem perguntando sobre os produtos em fevereiro", disse.

Para a confeiteira, um dos fatores mais importantes para manter os clientes é a diversidade e inovação no catálogo de ovos de Páscoa. "Além dos produtos, penso muito nas embalagens. Acredito que seja um diferencial. É sempre necessário inovar, buscar tendências no mercado e conhecer seu público para poder atender", ressaltou Giulia.

No segmento desde 2020, a confeiteira conquistou mais clientes no ano seguinte. Segundo Giulia, a concorrência é grande, não apenas de outras confeiteiras, como também de grandes empresas do ramo de chocolate. Para se destacar, ela tem como principal meio de divulgação as redes sociais, como seu perfil no Instagram @giuliabritoconfeitaria.

*Texto supervisionado pelo editor.