A Patrulha Ambiental de Mogi das Cruzes, criada em 2021, registrou 134 ocorrências e 18 detenções no ano de 2022. Os dados são da Secretaria Municipal de Segurança, que atua no grupamento em parceria com a Secretaria de Verde e Meio Ambiente. O trabalho é realizado por meio de patrulhas em áreas de proteção ambiental e de proteção permanente, além de atender denúncias da população.

Das ocorrências registradas pela Patrulha, 21 foram de averiguação; 17 foram flagrantes de práticas de crimes ambientais; 16 de desmatamento, sendo corte e poda ilegal de árvores, e 15 de degradação ambiental. Houve ainda sete ocorrências de invasão de área pública ou de proteção ambiental, seis como supressão de mata nativa, e cinco ocorrências de parcelamento irregular do solo, quando não segue determinadas normas e não possui documentação ou esta não está regular.

Descumprimento de embargo foi a razão de cinco ocorrências, crime que consiste no desmatamento de área não autorizada; quatro ocorrências foram de abandono de lixo e entulho; três ocorrências de despejo irregular de dejetos, mesmo número de ocorrências de fogo em mata e de pesca irregular, e ainda uma ocorrência de movimentação de terra e uma de tráfico de drogas, além de 27 outras. O grupamento também realizou 61 apreensões/resgate de animais, 27 apreensões de armadilhas, gaiolas e alçapões, três apreensões de balões e duas localizações de veículos.

Para realizar denúncias ou comunicar emergências ambientais e outros delitos, os cidadãos devem entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.

*Texto supervisionado pelo editor