Itaquá - Com o objetivo de tornar o acesso ao esporte mais democrático, a Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com o Instituto Irmão Nogueira, fundado pelos lutadores de MMA Rodrigo (Minotauro) e Rogério Nogueira (Minotouro), ofertará a partir da próxima segunda-feira (6) aulas de jiu-jitsu aos estudantes das escolas de tempo integral. O nome do projeto é "Luta: Escola da Vida" que, inicialmente, deve atender 890 crianças do 2° ao 5° ano na faixa etária de 7 a 10 anos.

O programa está previsto para durar um ano, com realização de duas aulas por semana, cada uma com uma hora de duração nas Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) Vereador Augusto dos Santos, no bairro Estação, Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva, no Jardim Itapuã, Prefeito Benedito Barbosa de Moraes, na Vila São Carlos, e Village, no Parque Residencial Scaffidi.

Nas escolas de período integral, os alunos dispõem de quatro horas curriculares que devem ser preenchidas pelas disciplinas regulares, e outras quatro horas que abrangem disciplinas alternativas, que se enquadram nessa do jiu-jitsu. "O esporte na educação proporciona formação disciplinar, coragem, determinação, respeito ao próximo e autocontrole. Queremos incluir cada vez mais o esporte como ferramenta de ensino nas unidades escolares", ressaltou o prefeito Eduardo Boigues.

Após o processo seletivo dos professores, o diretor do instituto, Renan Schineider, e o coordenador de metodologia, Warner Hammerle, estiveram no auditório da secretaria para aplicar o treinamento de metodologia junto ao Minotauro.

O método aplicado nas aulas abordam três domínios de conteúdo: o procedimental, ligado à formação esportiva e corporal, o conceitual, ligado à cognição e conhecimento de conteúdos pertencentes às lutas e artes marciais e, por fim, o domínio atitudinal, ligado a valores éticos e morais.

"Estamos muito felizes por essa parceria com a Educação, graças ao empenho de toda a secretaria e do prefeito. É importante que as crianças tenham o direito de sonhar e uma oportunidade através do projeto, que vai ser dentro da escola, pertinho da casa dele, onde ele vai poder frequentar. Isso é a realização de um sonho nosso também e agora estamos compartilhando esse sonho com vocês", finalizou Minotouro.