Suzano - Um homem, de 36 anos, proprietário de um restaurante localizado no centro de Suzano foi preso em flagrante na tarde de hoje (9), por voltas das 16 horas, mas foi liberado após pagar fiança. De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado na Delegacia Central do município, o estabelecimentos fazia ligação direta com os postes públicos nos quais não havia medidor de energia. A estimativa é de R$ 80 mil em energia elétrica furtada.
Os policiais militares (PMs) da 3ª Delegacia de Polícia Sobre Crimes Patrimoniais Contra Órgãos e Serviços Públicos estiveram no local junto com os funcionários da concessionária EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê. Segundo o boletim de ocorrência, foi realizada uma vistoria no estabelecimento e os técnicos constataram que o abastecimento de energia do local era feito de forma criminosa.
A ação constatou um segundo ramal de entrada de energia no prédio, e o consumo irregular para o abastecimento de uma câmara fria. Além disso, haviam também ligações de forma irregular das fases "A", "B" e "C", no eletroduto de entrada, antes do medidor, que também foi confirmada a "ligação direta", gerando prejuízo à concessionária.
Diante dos fatos, o dono do restaurante recebeu voz de prisão, mas negou a autoria. Ele foi liberado após pagamento de fiança no valor de R$ 1,3 mil e responderá em liberdade. Caso condenado, a pena pode chegar até quatro anos de prisão.
Em nota a EDP informou que “investe cada vez mais em novas tecnologias para combater as fraudes e está à disposição das autoridades policiais para colaborar com as investigações a respeito deste crime”.