O prefeito de Arujá, Dr. Luis Camargo (PSD), assinou nesta segunda-feira (30) a Ordem de Serviço que marcou o início das obras do primeiro Hospital Geral do município. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 60 milhões, dos quais a metade partirá dos cofres públicos da cidade, e os demais R$ 30 milhões do âmbito federal, fruto de emendas parlamentares. A estimativa é de que a nova unidade seja entregue dentro de três anos, e que mil empregos sejam gerados direta ou indiretamente.

Conforme a ficha técnica do hospital, atualmente são realizados 120 mil atendimentos médicos de especialidades e urgências em Arujá. A expectativa é que, no curto prazo, esse número aumente para 150 mil, até atingir 240 mil com a inauguração do equipamento. Assim, estima-se que o prédio desafogue em 80% toda a demanda municipal, além de atender cidades vizinhas.

O hospital oferecerá atendimentos de especialidades básicas abrangendo clínica médica, pediátrica, psiquiatria, cirurgia geral, ortopedia e neurocirurgia, contando com 80 leitos, sendo 30 clínicos/cirúrgicos, 20 pediátricos, 10 para cirurgias gerais e outros 20 para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A nova unidade contará ainda com Pronto-Socorro, ambulatório de especialidades, centros cirúrgicos, UTI, banco de sangue, Núcleo de Vigilância Epidemiológica, entre outros.

Segundo a Prefeitura, a obra, considerada de grande porte, contará com cinco pavimentos, incluindo o térreo, com uma área construída de 10.673,07 m², em um terreno com uma área total de 9.490,77 m², localizado na rua Major Benjamin Franco, esquina com a avenida Renova dos Santos, próximo a Rodovia Presidente Dutra. Por ora, a primeira etapa para a edificação será a sondagem do solo e terraplenagem.

Durante o evento de anúncio das obras, o prefeito relembrou os primeiros passos para a construção do hospital. "Foi logo nos primeiros dias de janeiro, quando assumi a Prefeitura, que assinei a requisição solicitando a abertura da licitação para a elaboração do projeto executivo do Hospital Geral de Arujá. Sou uma pessoa que costuma sonhar com aquilo que quero realizar, mas esse sonho que não é só meu, mas da população arujaense, é um sonho que há muito tempo sonhamos acordados e hoje é o dia que ele começa a ser realizado", afirmou.

Também estavam presentes na assinatura da Ordem de Serviço do novo equipamento de saúde o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; o secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis, além da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo; o vice-prefeito Gilberto Daniel (PODE); os secretários municipais de Obras, Bruno Hikari, e de Planejamento, Marco Valdanha, entre outros secretários, representantes do Conselho Municipal de Saúde e o diretor geral da empresa responsável pela obra (Multisul), Marco Aurélio Sacenti.