O que era para ser um espaço para prática de esporte e lazer, a pista skate de Poá, localizada na avenida Leonor Bolsoni Marques, se tornou uma área pública abandonada. Atualmente o local está coberto de mato, com enormes rachaduras, banheiros sem qualquer condição de uso e totalmente vulnerável a ação de vândalos.
A Skate Park foi construída na gestão do ex-prefeito Eduardo Carlos Felippe, o Eduardão, e chegou a receber campeonatos regionais e até estudais de skate, mas a falta de manutenção e também a invasões e furtos constantes transformou a área em um espaço inapropriado para qualquer tipo de atividade.
O mato, o lixo e os buracos impedem a prática do skate. As arquibancadas também estão sem manutenção e os alambrados que cercam a área estão cheios de buracos, assim como o portão que deveria isolar o terreno, mas foi arrombado. A situação, que se arrasta há pelo menos cinco anos, já foi denunciada também por vereadores. Conforme o Mogi News /Dat teve acesso, em um dos ofícios protocolado em 2019, o ex-parlamentar José Carlos Costa, o Zé Carlos Maçã do Amor, cobrava uma ação da prefeitura e relatava que o mesmo pedido já havia sido feito em 2018, sem qualquer resposta da administração municipal na época.
Para o criador da ONG Social Skate, Sandro Testinha, a situação atual da pista de skate demonstra a falta de diálogo com a população e de cuidado com o patrimônio público: "Mudam as gestões, mas a pista segue esquecida. O Poder Público é o maior responsável pela degradação que nós vemos. É um espaço público e a prefeitura precisa ser responsável e são muitas desculpas até hoje para nunca terem colocado um GCM lá para cuidar da pista".
O responsável pela ONG destaca ainda que skate é um esporte muito amplo: "Ter uma pista não é a solução para o skate, porque existe a prática nas ruas também que sempre vão existir, com barras, nas praça e outros locais. Prova disso é a pista de Suzano, a melhor da região, mas que ainda assim muitos skatistas treinam na rua ainda. Ainda assim Poá precisa ter um espaço em condições de uso e que seja atualizado, porque a pista atual já se tornou obsoleta".
Prefeitura
Questionada, a Secretaria de Esportes de Poá informou "que existe sim a intenção de revitalizar o espaço, tanto que nos anos de 2021 e 2022 foram introduzidos projetos de lei de incentivo estadual com o objetivo de pleitear verba e os mesmos se encontram em análise. A ideia é revitalizar e modernizar a pista, tornando mais acessível para todos".
A pasta reforçou ainda que a cidade tem outras áreas para praticar o esporte, como o Ginásio Municipal de Esportes, a Praça da Vila Monteiro, a Praça da Juventude, a Praça Tereza Palma e Obelisco, Bosque da Nova Poá, entre outros.