Mogi - A meningite C, também conhecida como meningite meningocócica do tipo C, é uma meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria meningitidis, uma das mais graves, podendo ser fatal em alguns casos. A principal forma de prevenção é a vacina, por isso a importância dos pais ou responsáveis manterem a caderneta de vacinação das crianças em dia.

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa pelas vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz ou garganta. No calendário de rotina de vacinação do sistema público, o imunizante é disponibilizado para crianças a partir de 3 meses de vida (1ª dose); 5 meses (2ª dose); e 1 ano de idade (dose de reforço).

Em casos de atraso vacinal, é ministrada uma dose até 10 anos de idade para as crianças não vacinadas anteriormente. Aos 11 anos, é indicada a vacina contra as meningites ACWY que, além de conter o mesmo componente tipo C da vacina utilizada nas crianças até 10 anos, protege também contra mais 3 subtipos de doença: A, W e Y. Esta dose pode ser aplicada até os 14 anos de idade completos.

Ação especial 

Excepcionalmente até o final de fevereiro, período de volta às aulas, a vacina Meningocócica C (conjugada) está disponível também para adolescentes de 15 a 19 anos. A faixa etária é considerada principal responsável pela manutenção da circulação da doença na comunidade. Essa ampliação ocorrerá enquanto durar o estoque municipal

Campanha para profissionais da saúde

Desde julho do ano passado, está em andamento a Campanha de Vacinação contra a Meningite C para trabalhadores da saúde, sendo indicada uma dose para todos aqueles que ainda não foram vacinados. A campanha, segundo a Prefeitura de Mogi, permanece vigente e não há data para o encerramento.

A dose permanece disponível nas salas de vacinação de todos os postos de saúde (UBS e USF) de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. É preciso comprovar o vínculo profissional e apresentar documentos pessoais.