Suzano - O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) encerrou 2022 com a realização de cursos de capacitação para 2.069 pessoas em Suzano. O número divulgado no balanço anual do órgão inclui projetos como os 32 cursos, incluindo a modalidade "Faça e Venda" e as parcerias técnicas com instituições privadas e não governamentais, além de ações pontuais promovidas pelo setor.
Criado em 2022, este modelo de cursos foi a principal oportunidade oferecida pelo órgão aos munícipes que buscaram desenvolver suas habilidades e iniciar um negócio próprio em uma variedade de áreas. Na modalidade de artesanato, o setor capacitou 263 pessoas em diversos tipos de produções, incluindo trabalhos com papel, pano e tipos variados de recicláveis. As capacitações foram conduzidas por artesãos voluntários, como a professora Olga Ashiuchi.
Já na culinária, um total de 234 pessoas participaram das capacitações que incluíram a produção de panetones (60), a confecção de brigadeiros (54), trufas (30) e a criação de pratos exclusivamente vegetarianos (18). Parte destas modalidades foram oferecidas com as parcerias técnicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Em áreas mais específicas de atuação, o Saspe realizou trabalhos formativos e cursos em parceria com diversas entidades, tudo para oferecer os caminhos iniciais para a população encontrar novas ocupações ou desenvolver seu próprio negócio. Alguns destes vínculos incluem empresas de Recursos Humanos e cosméticos.
Além de capacitações diversas, o Saspe também promoveu apoio em campanhas solidárias em diferentes datas comemorativas e períodos de conscientização, como a campanha "Outubro Rosa", marcada pela conscientização e combate ao câncer de mama, quando o órgão promoveu diversas palestras e orientações específicas junto às Promotoras Legais Populares (PLPs) e, junto ao projeto Sou Girassol, arrecadou 277 lenços femininos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Segundo a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, o setor segue em constante desenvolvimento em prol do povo suzanense. "No começo do ano, traçamos o objetivo de conferir capacitações profissionalizantes em diversas áreas para contemplar vários públicos em Suzano e, observando a quantidade de parcerias fomentadas, o número de cursos realizados e de workshops conduzidos, ficamos muito contentes em ver que este trabalho foi positivo", afirmou.