Mogi - O programa de cursos de iniciação profissionalizante Crescer, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Mogi das Cruzes, ultrapassou a meta de formados para 2022, certificando cerca de 10 mil mogianos. Segundo a Pasta, novos cursos foram implementados ao projeto durante o ano, ampliando o catálogo de cursos fornecidos.

"O Crescer ofereceu cursos inéditos ao município, como o Empodera Juventudes, focado em fortalecer o projeto de vida dos jovens, formar cidadãos e prepará-los para o mundo do trabalho; o Intensivão Pré-Vestibular, projeto piloto que preparou jovens para disputarem os principais vestibulares do país; o Clube Crescer, um espaço dedicado a estimular o empreendedorismo e a cooperação, por meio da partilha de experiências, técnicas e dicas nas áreas de Gastronomia e Artesanato, especialmente entre o público da terceira idade", destacou a Secretaria. As novas opções devem integrar os demais cursos, como informática, artes, gestão, imagem pessoal, culinária, entre outros.

A Pasta também destacou que, em 2022, "foram fortalecidas parcerias com o Sebrae, Senac e o Centro Paula Souza, por meio de cursos como Reiki, Aromaterapia, Bijuterias e Informática Básica".

A expectativa para este ano é que o número de formados seja ainda maior, de acordo com a Secretaria, buscando "ampliar o atendimento ao empreendedorismo" e reestruturar alguns conceitos de dentro do Crescer, com o objetivo de melhor entender as demandas em relação à profissionais para o mercado de trabalho, por meio de parcerias com empresas. Com isso, espera-se "fechar ciclos de formação e geração de renda", encaminhando o formado para vagas de emprego correspondentes.

"Vale dizer que o Crescer agora é parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e passa a ter um foco voltado à capacitação para o mercado de trabalho, a partir do fortalecimento do contato com as empresas que já são parceiras do Mogi Conecta Emprego e apontam as demandas de vagas existentes no município", afirmou a Pasta, que espera que o resultado final seja o fomento da "geração de emprego e renda do município".

O primeiro curso para este ano foi de 'Ajuste e Reforma de Roupas', aberto na última terça-feira (10), tendo como público-alvo microempreendedores individuais (MEIs). A capacitação também reforça a parceria do Crescer com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Sebrae-SP no Alto Tietê. As matrículas ocorrem nos dias hoje (13), 16 e 17.

Diferente dos últimos anos, em que as inscrições para os cursos eram abertas três vezes por ano, em 2023, a Pasta optou por abrir inscrições ao longo de todo o ano.

Atualmente, há quatro unidades do Crescer na cidade: no Centro, com atendimento pelo telefone 4727-4971, Vila Natal (telefone 4725-1985), Braz Cubas (telefone 4798-5729) e Vila Brasileira (telefone 4721-2423). A unidade localizada em Jundiapeba está desativada, segundo o site da Prefeitura.

*Texto supervisionado pelo editor.