Região- Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de fazer o Ensino Fundamental ou Médio têm a chance de iniciar essas etapas de aprendizado por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na região são mais de 2,1 mil vagas abertas, sendo possível se inscrever para iniciar os estudos ainda neste ano.
Os interessados que residem em Ferraz de Vasconcelos têm até o dia 3 de fevereiro para se matricular. No total são 900 vagas (do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental) para aulas apenas no período noturno. A inscrição deve ser feita em uma das quatro Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) participantes do programa: Helmuth Louis Baxmann (avenida Imperial, 65, Parque São Francisco), Professor Ruy Coelho (rua rua Júlio de Mesquita Filho, no Jardim San Giovani), Halim Abissamra (avenida Jacira Teixeira de Camargo, s/nº, na Vila Arbame) e Nurimar Martins Hiar (avenida dos Multirantes, s/nº, no Jardim Itajuíbe).
Já em Itaquaquecetuba, as inscrições para 830 vagas disponíveis somente no primeiro semestre de 2023 ficam abertas até 28 de fevereiro, sendo que a Escola Municipal Ambiental (EMA) atende os alunos do EJA das 8 às 12 horas, e as demais das 19 às 23 horas. No total são 11 unidades que oferecem essa modalidade de ensino, sendo elas Alceu Magalhães Coutinho, Nelson Barreto da Silva, Eng. Chiozo Kitakawa, Guilherme Donizete Silva dos Santos, João Geraldo dos Santos, José Marinho Ferreira, José Piacentini, Maria Eulália Nobre Borges, Profº Olivia Aparecida, Sebastião Gregório dos Santos e Vereador João Marques.
Mogi
A Secretaria de Educação de Mogi informou que as inscrições para EJA na cidade permanecem abertas durante todo o ano. Para este primeiro semestre de 2023 são 325 vagas tanto para ciclo I (1º ao 5º ano) quanto para ciclo II (6º ao 9º ano).
As inscrições poderão ser realizadas de forma presencial em qualquer unidade escolar da rede municipal de ensino ou on-line no portal da Secretaria (https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br) ou pelo aplicativo Educa Mogi, disponível no site http://www.se-pmmc.com.br/educamaismogi/app/. O atendimento para o ano letivo de 2023 será de acordo com a disponibilidade de vagas.
Em Suzano, o período de inscrições para o EJA se encerrou em 19 de dezembro, mas os interessados podem buscar o ingresso durante todo o ano, segundo a administração municipal. O cadastro deve ser feito em qualquer unidade escolar da rede municipal, mediante a apresentação de um comprovante de residência e um documento de identidade com foto. As aulas são realizadas nas escolas municipais Abrão Salomão Domingues (Tabamarajoara), Adélia de Lima Franco (Jardim Amazonas), Célia Pereira de Lima (Jardim Cacique), José Celestino Sanches (Jardim Varan), Luiz Romanato (Vila Maluf), Professora Mércia Amaral Andrade de Brito (Parque Residencial Casa Branca) e Victor Salviano (Cidade Miguel Badra).
Em 2022, mais de 200 estudantes suzanenses passaram pelo EJA. De acordo com a prefeitura, o período de capacitação é variado, porém o tempo médio para formação é de dois anos para que o estudante termine o curso alfabetizado e com a certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio.
As inscrições do EJA em Poá, de acordo com a Secretaria de Educação, foram abertas no dia 5 de dezembro e seguem durante todo o ano letivo. A rede municipal oferta apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) na EMEB Heitor Golden.
Quem pode participar
A EJA é destinada a maiores de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental e jovens a partir dos 18 anos que não finalizaram o Ensino Médio. Cada módulo dura 6 meses e são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. As aulas são de segunda à sexta-feira, com quatro horas diárias.