Região- Com mais de 12 anos de atuação, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) apresentou no IX Encontro Internacional, Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, evento apoiado pela Unesco Mil Alliance – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, as iniciativas focadas no avanço de diversas áreas da região. Pelo trabalho desenvolvido, os prefeitos do consórcio receberam um prêmio pela participação e de aspirante a serem reconhecidos como Cidades Mil da Unesco.
O conceito Cidades Mil desenvolvido pela Unesco visa reconhecer todas as inovações que uma cidade pode receber para facilitar a vida das pessoas, tornando o município um espaço sustentável e de bem-estar. Além das ações conduzidas pelo Condemat para proporcionar desenvolvimento integrado e sustentável aos municípios membros, os prefeitos também apresentaram os projetos que estão alinhados com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
As iniciativas bem-sucedidas do Condemat foram mostradas pelo presidente do consórcio, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, além dos prefeitos Gustavo Henric Costa, o Guti, de Guarulhos, e Rodrigo Ashiuchi, de Suzano, que também já ocuparam a presidência do grupo.
O modelo de consórcio adotado pelo Condemat, que atende atualmente 13 municípios, chamou a atenção dos participantes do congresso. O encontro também foi vitrine para apresentar o Caderno de Negócios, publicação que traz o perfil detalhado da região, que conta com mais de três milhões de habitantes, localização estratégica e setores produtivos que são referência em todo Estado e no Brasil.
As ações inéditas do Condemat na área da Saúde, como o atendimento da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e as Residências Terapêuticas foram mostradas como exemplos da importância da integração entre os municípios.

Recicla Cidade
Os programas pioneiros, incluindo os da área de Sustentabilidade, como o Recicla Cidade, que busca ampliar a coleta seletiva na região e é promovido de maneira concomitante pelos municípios em parceria com uma organização não governamental e a iniciativa privada, apontam os caminhos que podem ser replicados por outras cidades.
O Recicla Cidade, aliás, já conquistou reconhecimento nacional por meio do primeiro lugar no Prêmio Estratégias ODS, primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae e segundo lugar no Prêmio Boas Práticas ODS do Tribunal de Contas. As ações voltadas para a Educação, como o Fórum Internacional da Educação, que reúne palestrantes nacionais e internacionais de renome, e entra em sua quarta edição, foi um dos destaques da área.


Reconhecimento
Para o presidente do Condemat, o reconhecimento conquistado no congresso é a prova de que o consórcio está no caminho certo. "Todos ficaram bastante interessados pelo modelo de consórcio e parabenizaram a Região pela iniciativa. Este congresso é uma oportunidade muito interessante de trocar experiências. Agradeço a chance de compartilhar nossos projetos com prefeitos e autoridades governamentais de várias cidades da América Latina e do Caribe", ressaltou.
O evento é organizado pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade de Comunicação (FCOM) da Universidade de Havana (UH) e Província de Havana do Ministério da Cultura de Cuba e conta com o apoio da UNESCO, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e UNEAC (União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba).