Mogi - A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, de acordo com a Prefeitura, desenvolve de forma permanente ao longo do ano ações que visam prevenir prejuízos e transtornos no recém-iniciado período de chuvas. Os trabalhos têm como intuito deixar o sistema de drenagem do município em boas condições, com o mínimo possível de obstruções, assoreamentos e outras situações que possam contribuir para a ocorrência de enchentes e alagamentos.

A administração municipal informou que entre novembro de 2021 e outubro de 2022, as equipes que cuidam especificamente desses trabalhos fizeram a desobstrução convencional e com uso de hidrojato em 4.573 metros de galerias, mais manutenção e implantação de 1.737 metros do sistema de drenagem, somados à 2.385 metros de manutenção e implantação de dispositivos, como novas tubulações para a captação de águas pluviais. Também foi feita nesse período a roçada manual e limpeza mecanizada em 513.036 metros quadrados de córregos e valas.

Um dos pontos focais desses trabalhos é Jundiapeba, que tem topografia plana, portanto é mais propensa ao empoçamento de águas das chuvas. Desde 2020, o distrito vem recebendo amplo investimento em trabalhos de substituição e ampliação do sistema de drenagem do distrito, visando minimizar a ocorrência de alagamentos. Para obter resultados maiores e mais duradouros, a Prefeitura afirmou que é essencial que seja feito, em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o desassoreamento do Rio Jundiaí, maior curso d´água que corta o local. A Secretaria de Infraestrutura Urbana conseguiu financiamento junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para as obras e as mesmas passam neste momento por licitação.

Além da atuação corriqueira, os serviços de drenagem também foram incorporados, desde o primeiro trimestre de 2021, aos mutirões Cidade Bonita.