Mogi - O grupo de apoio técnico do Semae e da Prefeitura, que dá assessoria à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na elaboração de um projeto de investimentos em saneamento rural nos municípios do Estado de São Paulo, realizou, na quarta-feira (7), uma reunião de trabalho para discutir os estudos já concluídos e os próximos passos para o levantamento de dados.
A Funasa está elaborando o projeto "Levantamento Técnico para Orientação de investimentos em Saneamento Rural nos Municípios do Estado de São Paulo", fruto da parceria da entidade em São Paulo com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini e prefeituras paulistas.
Mogi das Cruzes foi um dos quatro municípios selecionados para o desenvolvimento da metodologia utilizada no levantamento técnico.
O Semae, em parceria com secretarias municipais, acompanha os trabalhos da Funasa com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini para proposta de estratégias territorializadas de atuação governamental, por meio de documentos, relatórios e planos, de acordo com as necessidades locais para orientar os investimentos da Funasa. Em Mogi, o grupo é formado pelas secretarias de Assuntos Jurídicos, Educação, Infraestrutura Urbana, Planejamento e Urbanismo, Saúde, Transparência e Comunicação Social e Verde e Meio Ambiente, além da Coordenadoria de Habitação, sob coordenação do Semae e Secretaria de Agricultura.
No dia 15 de dezembro, a cidade receberá a visita de representantes da superintendência paulista da Funasa e da Fundação para discussão do projeto, que terá como produto final a minuta de um Plano Municipal de Saneamento Rural.
"Mogi destaca-se pelo número de informações que já estão sistematizadas e formatadas pelos diversos setores envolvidos e pelos dados já cadastrados", afirma o diretor-geral do Semae, Francisco Cochi Camargo.