O curta-metragem "Nunca Estarei Lá", do diretor e cineasta mogiano Rodrigo Campos, está disponível de forma online e gratuita desde o dia 25 de novembro até o dia 9 de dezembro pelo link https://ccsplay.com.br/.
A disponibilização foi possível por meio da Semana Paulista de Curta-Metragem de 2022, organizada pela Prefeitura Municipal através do Centro Cultural da Cidade de São Paulo. "Gostaria de convidar todos os mogianos e a galera do Alto Tietê, que ainda não teve a oportunidade de assistir ao 'Nunca Estarei Lá', que é um filme realizado através da Lei de Incentivo à Cultura aqui da cidade e com diversos profissionais da nossa região", disse Rodrigo.
Para ser exibido na plataforma de streaming, o filme de Mogi teve de passar por uma peneira em que mais de 500 curtas inscritos foram avaliados e somente 25 selecionados, sob os critérios de qualidade técnica, contribuição para o aperfeiçoamento da linguagem audiovisual e forma inovadora de apresentação de conteúdos de valor social, político, cultural e artístico.
O cineasta também destacou a importância da participação no festival. "É uma grande honra participar dessa mostra, porque ela é muito tradicional no estado e aceita filmes do Brasil inteiro. É uma curadoria muito minuciosa e mais de 500 filmes foram inscritos neste ano, em que são distribuídas três premiações em dinheiro para os filmes nacionais, e uma para a melhor produção realizada na cidade de São Paulo", disse.
Durante o período de exibição, os 25 filmes serão submetidos a outro julgamento pelo Júri de Premiação, e o resultado dos três curtas de categoria nacional, em que o filme mogiano concorre, seriam divulgados na última quinta-feira, dia 1º. A Comissão de Premiação é formada por Natara Ney, João Paulo de Freitas Campos e Lucas Sá.
Além de assistir o curta mogiano, essa é uma oportunidade para prestigiar a produção audiovisual de todo o país, e vários outros filmes de destaque estão disponíveis como "4 Bilhões de Infinitos", de Marco Antonio Pereira; "Fantasma Neon", de Leonardo Martinelli; "Benzedeira", de San Marcelo e Pedro Olaia; "Adelaide, aqui não há segunda vez para o erro", de Anna Zêpa; "Cantareira", de Rodrigo Ribeyro; e muitos outros.
Festivais
No último dia 7 de setembro, o "Nunca Estarei Lá" recebeu uma menção honrosa na mostra "Não Duvide da História", na 14° Edição do Festival Internacional de Filmes Lobo Fest, realizado em Brasília.
Neste mês de dezembro, entre os dias 1° e 11, o filme ainda concorre no Festival SatyriCine Bijou 2022, em que será exibido na sala de cinema Patrícia Pillar, no centro da cidade de São Paulo; onde também foi feita sua estreia em junho. Em seguida, entre os dias 9 e 14 de dezembro, o filme concorre na 13° Edição do FESTin, na cidade de Lisboa, em Portugal, marcando a primeira disputa do curta fora do país.
“Nunca Estarei Lá” é um curta-metragem de ficção que conta a história de Ana (Michelle Rodrigues), Lucas (André Lu) e Gabi (Juliana Gerais), três diferentes jovens da capital paulista e que se conhecem através das redes sociais. Assim, a trama trabalha temas culturais, afetivos, políticos e sociais, com uma grande revelação em seu desfecho.
*Texto supervisionado pelo editor.