Suzano- A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está encerrando o ano de 2022 com um total de 124.670 famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Em Suzano, o registro no sistema de apoio aos munícipes em situação de vulnerabilidade pode ser feito nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e os números foram divulgados no balanço anual no dia 22 de dezembro.
Ao longo do ano, a pasta conduziu o ingresso de 9.666 novas famílias no CadÚnico, realizando ainda a atualização dos dados de outras 10.184. Por meio deste serviço, a administração municipal, junto aos governos federal e o estadual, pôde realizar o levantamento das informações de forma mais eficaz para adaptação e desenvolvimento de políticas públicas destinadas à população em situação de vulnerabilidade.
Outra ação realizada pela pasta foi o direcionamento dos suzanenses ao programa Auxílio Brasil. Por meio das orientações nos Cras, 6.955 famílias passaram a receber os benefícios, totalizando 23.630 moradores incluídos no sistema de combate à vulnerabilidade.
A propósito, durante o ano, as cinco unidades realizaram um total de 23.392 atendimentos gerais, enquanto o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) promoveu outros 2.958. Juntos, esses equipamentos fazem o acompanhamento geral e constante de 881 famílias suzanenses.
Por meio do serviço de monitoramento nas ruas, a Assistência Social também proveu auxílio e apoio imediato para diversas condições, mediante demanda. No total, foi feito o acolhimento de 170 pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo crianças, adolescentes, mulheres vítimas de violência, idosos, pessoas em situação de rua e deficientes em situação de abandono, garantindo abrigo, roupas e alimentação.