Guararema - Faleceu na manhã de ontem (4) Luiza Leme de Almeida, conhecida como a guardiã da imagem de São Longuinho da Igreja Nossa Senhora da Escada. Ela tinha 99 anos e teve complicações decorrentes de um acidente doméstico recente.

Luiza foi hospitalizada nas últimas semanas com fratura do fêmur após sofrer uma queda em casa. Segundo familiares, o quadro de saúde da devota apresentou complicações durante o período de recuperação. Ela era a moradora mais antiga do bairro Freguesia da Escada, comunidade onde ficava a igreja de Nossa Senhora da Escada, onde era responsável pelos cuidados à imagem de São Longuinho, reconhecida pela Igreja Católica como a única imagem do santo autêntica no Brasil.

A imagem foi encontrada na capela construída em 1652 por padres jesuítas, e passou por reforma em 1982. Segundo relatos, operários que atuavam na reforma da igreja descobriram a imagem e pediram à devota que cuidasse dela.

A dedicação de Luiza era reconhecida anualmente com a festa em louvor a São Longuinho, promovida na igreja localizada na Freguesia da Escada no início de março. Além das missas solenes que contaram nos últimos anos com a participação do bispo de Mogi das Cruzes, Dom Luiz Stringhini, além da realização de novenas, apresentações musicais, cavalgada de romeiros e outras atrações.

A família de Luiza Leme de Almeida, procurada pela reportagem, expressou sua tristeza com o falecimento de sua matriarca, e pediu o apoio e o respeito de todos neste momento de dor. Os familiares informaram que o velório e sepultamento acontecerão neste sábado, das 8 às 11 horas, no velório municipal de Guararema, e esclarecem que o horário e a duração ocorrem de acordo com as restrições sanitárias do município.